Apresentação

O Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade (BEGD) é uma graduação pioneira no país, cuja primeira turma entrou em 2009. Essa formação universitária surge a partir da iniciativa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA) e vem responder a uma demanda crescente por profissionais capazes de formular, acompanhar e monitorar projetos e ações de materialização de direitos, imbuídos de uma perspectiva crítica de gênero e diversidade, ou seja, em suas interfaces com raça/etnia, idade/geração, sexualidade/orientação sexual etc. Nesse sentido, é um campo de trabalho em expansão, vide o envolvimento cada vez mais intenso de agências de cooperação internacional, organismos internacionais, organizações governamentais e não-governamentais, órgãos e instituições públicas, empresas, dentre outras.

Um(a) bacharel(a) analista em gênero e diversidade pode se inserir em setores bastante diferentes, uma vez que as questões de gênero e diversidade vêm se transversalizando cada vez mais, conforme indica a formalização de acordos internacionais e pactos nacionais e estaduais. No entanto, pode-se dizer que a incorporação dessas questões têm se dado com maior força em agências de cooperação internacional, organismos internacionais, organizações governamentais e não-governamentais, órgãos e instituições públicas, mas também em empresas, por exemplo, que assumam projetos de responsabilidade social e equidade.

Embora não se constitua no único campo de trabalho possível, pode-se dizer que há uma perspectiva mais favorável para esse(a) profissional ao se especializar no setor público, devido ao crescimento do número de Secretarias, Superintendências e demais organismos governamentais dirigidos à garantia dos direitos das mulheres, das populações negras, juventude, entre outros segmentos.

O campo de atuação com pesquisa também é um mercado em expansão a nível de  Especialização, Mestrado e Doutorado tendo em vista a transversalização das temáticas de gênero e diversidade nas diferentes disciplinas, além da expansão dos campos de estudos multi e interdisciplinares nos diferentes níveis.

-Características do curso:

Habilitação: Bacharel(a) em Gênero e Diversidade
Unidade Acadêmica: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia
Campus: São Lázaro – Federação
Turno: Noturno
Vagas por ano: 50
Número de semestres: 6 (mínimo) / 14 (máximo). Recomendado: 8
Currículo: Clique aqui!
Fluxograma: Clique aqui!
Telefone: (71) 3283-6462
Email: generoediversidade@ufba.br

-Avaliações:

Coordenação do Programa: ANDERSON FONTES PASSOS GUIMARAES

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Bacharel em Gênero e Diversidade Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: https://generoediversidade.ufba.br/
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 27/08/2025 - 03/09/2025 · Matrícula para o período 2025.2.
  • 01/09/2025 · Início do período letivo 2025.2.
  • 27/08/2025 - 03/09/2025 · Matrícula para o período 2025.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2025 - UFBA