Universidade Federal da Bahia Salvador, 31 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA (PPGMUSEU) (12.01.56.28)
Código: PPGMUSEU000000056
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS: ACESSIBILIDADE EM MUSEUS: GARANTIA DE DIREITOS CULTURAIS EM UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: A disciplina se propõe a debater a acessibilidade como fator determinante para o cumprimento da função social e educativa dos museus e instituições de memória. Considerando a garantia dos direitos culturais das pessoas com deficiência e identidades dissidentes, pretendemos ampliar as discussões teóricas e as análises de casos empíricos que proponham ações inclusivas no âmbito da participação e da representatividade nos processos de gestão das instituições, prioritariamente no desenho das políticas institucionais, nas ações de curadoria, difusão cultural e científica.
Referências: A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada /Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. ALVES, Camila Araújo. E se experimentássemos mais?. 1a edição. Rio de Janeiro: Editora Appris, 2020. BRUNO, Cristina (Org). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Colaboração de Maria Inês Lopes Coutinho, Marcelo Mattos Araújo. São Paulo: Pinacoteca do Estado: Secretaria de Estado da Cultura: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010. CAMBIAGHI, Silvana; CARLETTO, Ana Claudia. Desenho Universal: um conceito para todos. São Paulo: Instituto Mara Gabrilli, 2007. COHEN, Regina. DUARTE, Cristina. BRASILEIRO, Alice. Acessibilidade a Museus. Brasília: Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Museus. Vol. 2, Cadernos Museológicos, 2012. ESPINOSA, Antonio; LLEDÓ, Carmina Bonmatí (Org). Manual de accesibilidad e inclusión en museos y patrimônio. Asturias: Ediciones Trea, 2013. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais no Brasil. IBGE, 2022. MARTINS, Patrícia Roque. Museus (in)capacitantes: deficiência, acessibilidade e inclusão em museus de arte. 1a edição. Lisboa: Caleidoscópio, 2017. MINISTÉRIO DO TURISMO/SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA. Plano Nacional de Cultura, 2010. Disponível em <http://pnc.cultura.gov.br/category/metas/29/> ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139423por.pdf>. PLANO NACIONAL DE CULTURA. Relatório 2021 de Acompanhamento das Metas – 1ª edição. Disponível em: http://pnc.cultura.gov.br/wp-content/uploads/sites/16/2022/06/RELAT%C3%93RIO-DE-MONITORAMENTO-DO-PNC-2021.pdf. RUSSIO, Waldisa. De Ministérios e Mineiros: o novo Ministério da Cultura - Código WR-PT – 0002 (Texto não Publicado). Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, 1985 SARRAF, Viviane Panelli. Direito e acesso ao patrimônio cultural: reflexões sobre humanidades digitais no contexto dos museus e os novos desafios da Pandemia do Covid-19 in: Museologia e Interdisciplinaridade, Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília: Dossiê Museologia e Cultura Digital. Brasília: Universidade de Brasília, 2021. p.123 – 132. SARRAF, Viviane Panelli. Acessibilidade em Espaços Culturais: Mediação Comunicação Acessível. São Paulo: EDUC, 2015. SETUBAL, Joyce Marquezin; FAYAN, Regiane Alves Costa (orgs.) Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Comentada. Campinas: Fundação FEAC, 2016

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