Universidade Federal da Bahia Salvador, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, FILOSOFIA E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS (PPGEFHC) (12.01.55.15)
Código: PPGEFHC000000262
Nome: TÓPICO ESPECIAL EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: TEORIA, PRÁTICA E DIÁLOGO DE CONHECIMENTOS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Uma das dificuldades que os discentes encontram em suas pesquisas de pós-graduação é a compreensão e escolha das metodologias a serem utilizadas. É comum suas escolhas estarem centradas nas metodologias quantitativas ou qualitativas. No entanto, pouco se discute outras possibilidades metodológicas, como, por exemplo, metodologias participativas. Desse modo, a presente disciplina buscará apresentar diferentes metodologias participativas, suas potencialidades, desafios, rigor e análise de modo teórico e prático contribuindo para formação de pesquisadores capazes de lidar com a lacuna do saber-fazer.
Referências: 1. PEARSON, K.R.*, BACKMAN, M., Grenni, S., MORIGGI, A., PISTERS, S., VRIEZE de, A. (2018). Arts-Based Methods for Transformative Engagement: A Toolkit. Wageningen: SUSPLACE. Disponível em: https://www.reimaginary.com/ 2. DE LA ROSA, Gabriela et al. Navigating between promises and realities of transdisciplinarity for environmental conservation. Human Ecology. 2023 3. SILVA, Christian Nunes et al. A Cartografia Social e o Mapeamento Participativo na Análise do Espaço Geográfico. Belém, PA: Geodigital, 2021.7 4. ACHUTTI, Luiz Eduardo Robinson. Fotoetnografia: um estudo de Antropologia Visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Tomo, 1997. 5. FOOTE-WHYTE, Wiliam. Treinando a observação participante. In: GUIMARÃES, Alba Zaluar. Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1980. 6. MACNAGHTEN, P. Towards an anticipatory public engagement methodology: deliberative experiments in the assembly of possible worlds using focus groups. Sage Journal, 21:1, 3-19 (2020) 7. Kindon, S., Pain, R. & Kesby, M. (2010) Participatory Action Research Approaches and Methods, London: Routledge, pp. 9-32 8. Macedo, R. S., Galef, D., & Pimentel, Á. (2009). Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. EDUFBA. 9. BRITO, A. X. de; LEONARDOS; A. C. A identidade das pesquisas qualitativas: construção de um quadro analítico. Cadernos de Pesquisa, Campinas, n. 113, p. 7-38, jul. 200 10. Harcourt, W., van den Berg, K., Dupuis, C., & Gaybor, J. (Eds.). (2021). Feminist Methodologies: Experiments, Collaborations and Reflections. Springer Nature. 11. MARANGONI. A. M. M. C. Questionários e entrevistas – Algumas considerações. In: VENTURI, L. A. B. Praticando a Geografia: Técnicas de campo e laboratório em Geografia e análise ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 167-174 (2009). 12. DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, Campinas, n. 115, p. 139-154, jul. 2001. 13. Turnhout, E., Metze, T., Wyborn, C., Klenk, N., & Louder, E. (2020). The politics of co-production: participation, power, and transformation. Current Opinion in Environmental Sustainability, 42, 15-21. 14. BOAL, A. (2021) UNIDADE 2 - TEATRO DO OPRIMIDO In_: Turle, L. (2021) Jogos Improvisacionais. Salvador: UFBA, Escola de Teatro 15. Participatory: the new tyranny? Edited by Bill Cooke and Uma Kothari (2004). Chapter 10: Beyond Participation: Strategies for deeper Empowerment by Giles Mohan. (10 pages). 16. WENGER, Etienne (1998). Communities of Practice: Learning, Meaning, and Identity. New York, NY: Cambridge University Press.

SIGAA | STI/SUPAC | - | Copyright © 2006-2024 - UFBA - saomiguel.intranet.ufba.br v4.11.3_1-20230524