Universidade Federal da Bahia Salvador, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, FILOSOFIA E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS (PPGEFHC) (12.01.55.15)
Código: PPGEFHC000000259
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM TECNOLOGIAS I - JOGOS DIGITAIS, DESENVOLVIMENTO, PESQUISA E MERCADO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Estudos de tópicos específicos multidisciplinares, epistemológicos e históricos voltados para a abordagem das técnicas e dos desenvolvimentos de inovações, em questões tanto fundamentais quanto contemporâneas de determinados campos tecnológicos
Referências: AARSETH, Espen. Jogo da investigação: Abordagens metodológicas à análise de jogos. In: TEIXEIRA, Luis Felipe B. (org.). Cultura dos jogos - Revista de comunicação e cultura Caleidoscópio. Lisboa, Edições universitárias Lusófonas, 2º Semestre 2003, nº 4, p. 9-23 ALVES, L. R. G. Games e educação: desvendando o labirinto da pesquisa. Revista FAEEBA. , v.22, p.177 - 186, 2013. BNDES – FUSP. - Relatório Final Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais. Grupo de Estudo e Desenvolvimento da Indústria de Games, Núcleo de Política e Gestão Tecnológica USP, fev./2014. Disponível em:www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/seminario/seminario_mapeamento_industria_games042014_Relatorio_Final.pdf>. Acesso em 30 maio. 2015. DODGSON, Mark; GANN, David. Inovação. Porto Alegre: L&PM – Coleção L&PM Pocket, vol. 1164, 2014. HUIZINGA, H. Homo Ludens. O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2005. JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008. ________. Cultura da conexão – criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014 JOHNSON, Steven. De onde vem as boas ideias. Zahar: São Paulo, 2011 MURRAY, J. H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural UNESP, 2003. NOVAK,Jeannie. Desenvolvimento de Games. São Paulo: Cengage Learning, 2008. PETRY, Luis. O conceito ontológico de jogo. In: ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa (org.). Jogos digitais e aprendizagem – fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas: Papirus, 2016, p. 17-42 RYAN, Marie Laure. Narrativa transmídia e transficcionalidade. In; Celeuma, número 3, dezembro 2013 (dossiê Está tudo misturado), p. 96-128. SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. Rules of Play. Game design Fundamentals. Cambridge: MITPress, 2004.

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