Universidade Federal da Bahia Salvador, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA E CIDADANIA (MPSPJC) (12.01.22.12)
Código: MPSPJC000000078
Nome: WORKSHOP 1 - LIÇÕES APRENDIDAS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: - Os casos da Indústria de Petróleo (São Mateus e Horizon), Indústria de Refino (Texas City), Indústria de Mineração (VALE e da - SAMARCO) são discutidos, quanto a ação das agências públicas e análise crítica do SCI – CBMBA; - Eventos QBRN, estamos preparados? Palestra e dinâmica – Ministério da Defesa; - Aprendizagem sobre o COVID 19, Migração Social, Eventos Naturais e Industriais; - Resiliência após Desastre, a investigação científica – TAMU MKOPSC; - Treinamento para Contingenciamento e Controle do Desastre, casos, o desafio de recuperar vidas – TEEX; - A Experiência entre a USP e o CBMSP quanto a Ensino e Aprendizagem na Defesa Social e Civil – USP.
Referências: ÁVILA S, FONSECA MNE, BITTENCOURT ES. Analyses of Social Accidents and Culture: a discussion of the Geopolitical migration. ESREL. Glasgow. 2016. CHRISTOU M. and KONSTANTINIDOU M. Safety of offshore oil and gas operations: Lessons from past accident analysis. JLC Scientific and Policy Reports. Luxembourg. 2012. FIELD CB et al. IPCC. Managing the Risks of Extreme Events and Disasters to Advance Climate Change adaptation. Special Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press. New York: 2012. FIGUERES C. Best practices and lessons learned. LDC Expert Group. United Nations Convention on Climate Change September 2011 GYENES Z and WOOD MH. Lessons learned from major accidents having significant impact on the environment. SYMPOSIUM SERIES NO 159 HAZARDS 24. The Minerva Portal of the Major Accident Hazards Bureau. A Collection of Technical Information and Tools Supporting EU Policy on Control of Major Chemical Hazards. Access: 2021. https://minerva.jrc.ec.europa.eu/EN/content/minerva/405a1307-f805-4ffd-819d-c585a763886e/hazards_paperpdf JUGDEV K. Learning from Lessons Learned: Project Management Research Program. American Journal of Economics and Business Administration 4 (1): 13-22, 2012. ISSN 1951h-5488. LLORY, M. Acidentes industriais, o custo do silêncio. Rio de Janeiro: Multiação editorial, 1999. 333 p. MAZZUCATO V. Simultaneity and networks in transnational migration: Lessons learned from an SMS methodology. Researchgate 2008. UNNCR. Planned Relocation, Disasters and Climate Change: Consolidating Good Practices and Preparing for the Future. Report. 2014. WT2 Project. Lessons Learned Report. Implementing Experience of the WT2: Work Together, Win Together Project. We Lanka.2019.

SIGAA | STI/SUPAC | - | Copyright © 2006-2024 - UFBA - saomiguel.intranet.ufba.br v4.11.3_1-20230524