Universidade Federal da Bahia Salvador, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA E CIDADANIA (MPSPJC) (12.01.22.12)
Código: MPSPJC000000063
Nome: MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÕES EM INSTITUIÇÕES
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Aplicabilidade do conhecimento científico; Relação entre universidade e sociedade; Pesquisas participativas; A pesquisa intervenção; Construção prática de diagnóstico; Técnica e elaboração de projetos de intervenção; Soluções inovadoras e criativas; Marco lógico (objetivos, resultados, metas, atividades e outros).
Referências: ALMEIDA, V. D. ; SÁ, M. R. G. B. . Tessituras curriculares inovantes de um Mestrado Profissional em Educação. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 19, p. 938-960, 2021. BROSE, M (org). Metodologia Participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Rio Grande do Sul: Tomo Editorial, 2010. CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. n. 24. Rio de Janeiro: set./dez. 2003 EL ANDALOUSSI, K. Pesquisas-ações: ciências, desenvolvimento, democracia. São Carlos: EdUfscar, 2004. FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, 2005. GOHN, Maria da Glória. Educação Não-formal e Cultura Política. 3ª.ed. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção Questões de Nossa Época; v.71). HETKOWISKI, T. M. Mestrados Profissionais em Educação: políticas de implantação e desafios às perspectivas metodológicas. Revista Plurais. Salvador, v. 1, n. 1, p. 10-29, jan./abr. 2016. LEVY, A; NICOLAI, A; ENRIQUEZ, E; DUBOST, J. Psicossociologia: análise social e intervenção. Petrópolis: Vozes, 1994. OYADOMARI, J. C. T.; SILVA, P. L.; MENDONÇA NETO, O. R.; RICCIO, E. L. Pesquisa intervencionista: um ensaio sobre as oportunidades e riscos para pesquisa brasileira em contabilidade gerencial. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 7, n. 2, p. 244-265, 2014. DOI: http://dx.doi.org/ 10.14392/asaa.2014070204. VASCONCELOS, A.L.F de S; CESAR A. M. R. V.C. Metodologia científica: práticas para mestrados profissionais. 1 ed. São Paulo : Editora Mackenzie, 2021.160p. RIBEIRO, R. J. O mestrado profissional na política atual da Capes. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 2, n. 4, p. 8-15, 2005. Disponível em: . Acesso em: 7 jun. 2016. SCHOMMER, P. C; SANTOS, I. G. Aprender se aprende aprendendo: construção de saberes na relação entre universidade e sociedade. Salvador: CIAGS/UFBA, FAPESB; SECTI; CNPq, 2010. SILVA, A. L. G. ; SÁ, M. R. G. B. . Mestrado Profissional: cenários e singularidades em intervenções na educação. PLURAIS - Revista Multidisciplinar, v. 1, p. 59-71, 2016. ZEN, G. C. ; CARVALHO, M. I. S. S. ; SÁ, M. R. G. B. . Reflexões sobre as relações entre formação e experiência. REVISTA FAED - UNEMAT, v. 30, p. 69-89, 2018.

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