Universidade Federal da Bahia Salvador, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA (POSCOM) (12.01.60.06)
Código: POSCOM000000086
Nome: TÓPICOS EM MEDIATIZAÇÃO E INDÚSTRIAS DE MÍDIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Estudos sobre os processos de mediatização da cultura e da sociedade e suas relações com as indústrias de mídia. Estudos sobre jornalismo, mídias digitais e audiovisuais; processos de criação ficcional e não-ficcional; modos de construção de formatos midiáticos e jornalísticos; produção e circulação de linguagens e sentidos; inovações e práticas das indústrias de mídia e seus processos criativos e produtivos; discursos e arranjos sígnicos de produtos midiáticos; questões metodológicas e epistemológicas da comunicação e da mediatização.
Referências: BENHAMOU, Françoise. A Economia da Cultura. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011. BOURDIEU, P.. Razões práticas: sobre a teoria da ação.Campinas, Papirus, 1996. BOURDIEU, P. Campo intelectual e projeto criador. In: POUILLON, J. (org.). Problemas do estruturalismo. Rio de Janeiro, Zahar, 1968. COULDRY, Nick & HEPP, Andreas. The mediated construction of reality. John Wiley & Sons, 2016. DÉBRAY, Régis. Midiologia geral. Petrópolis: Vozes, 1993. FERRARA, Lucrécia D’Alessio. Design em espaços. São Paulo: Rosari, 2002. HESMONDHALGH, David. The media and cultural production. Media, Culture, Society, vol 28 (2): 211-231, London, Sage publications, 2006. LOTMAN, Yuri. Estética e semiótica do cinema. Lisboa: Editorial Estampa, 1978. MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001. PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2005. SANTAELLA, L. De onde vem o poder da mentira. Barueri: Estação das Letras e Cores Editora, 2021. VERÓN, Eliseo, La semiosis social, 2 – ideas, momentos, interpretantes, Buenos Aires, Paidós, 2013.

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