Ementa/Descrição: |
Evidentemente, esta disciplina deve limitar-se, principalmente, à evolução histórica dos temas estudados no Ensino Básico. A ocasião permitindo, referências a conceitos mais avançados podem ser feitas, para dar idéia da Matemática de hoje e fornecer ao professor uma noção das áreas atualmemente em estudo e desenvolvimento. Mas o foco principal será a origem dos conceitos matemáticos que aparecem no Ensino Básico e que foram abordados nas disciplinas anteriores, notando-se que suas origens estão no passado, muitas vezes bem remoto. 1. Origem de idéia de número e a escrita primitiva dos mesmos, sistemas de numeração. 2. A Geometria no Egito, na Babilônia e na Grecia. O nascimento do método dedutivo: Tales, Pitágoras e Euclides. 3. A Matemática no renscimento: as equações do terceiro e do quarto graus. Cardano, Tartaglia, Bombelli e o surgimento da Álgebra. 4. Descartes e Fermat: uma Matemática nova. 5. Newton, Leibniz e o Cálculo. 6. Estudo das raízes históricas dos conceitos básicos: equação do segundo grau na Babilônia, trigonometria na Grécia, números complexos com Bombelli e depois com Gauss, a Geometria dos "Elementos". Os logaritmos com Neper e Briggs. As cônicas com Apolônio. Números complexos com Gauss, Euler e Cauchy. Cálculos com Newton. |