Universidade Federal da Bahia Salvador, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA E SAÚDE (PPGOS) (12.01.27.05)
Código: PPGOS0091
Nome: LABORATÓRIO DE REDAÇÃO CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGOS000000014 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 45
Ementa/Descrição: Exercício de redação de texto científico, suas modalidades, processo de construção e aspectos éticos; Discussão dos componentes de um artigo científico e o processo de submissão para publicação, Compreensão das métricas de avaliação em ciência e seleção de periódico para publicação; Apresentação das formas de comunicação com editores e revisores. Discussão sobre autoria, linguagem e público-alvo; Discussão sobre perspectivas de produção científica continuada.
Referências: Academia Brasileira de Ciências. Rigor e Integridade na Condução da Pesquisa Científica. 2013. APPLER, W. D.; MCMANN, G. L. View From the Nation's Capital. Combating Research Misconduct. Nature cell biology, v. 13, n. 1, p. 1, 2011. BROWN, B. S. Communicate your science! ... Writing research reports. Trends in cell biology, v. 6, n. 1, p. 37-39, 1996. NEILL, U. S. et al. How to write a scientific masterpiece: an update for 2019. Journal of clinical investigation, v. 129, n. 7, p. 2651-2652, 2019. PEH, W. C. G. Dealing with returned manuscripts. Singapore Med J, v. 50, n. 11, p. 1050-1053, 2009. PIERSON, D. J. The top 10 reasons why manuscripts are not accepted for publication. Respiratory care, v. 49, n. 10, p. 1246-1252, 2004. ROSSNER, M.; YAMADA, K. M. What's in a picture? The temptation of image manipulation. Journal of Cell Biology, v. 166, n. 1, p. 11-15, 2004. SALEEM, T. The Hirsh index – a play on numbers or a true appraisal of academic output? International archives of medicine, v. 4, n. 1, p. 1-4, 2011. THOMAZ, P. G.; ASSAD, R. S.; MOREIRA, L. F. Uso do Fator de Impacto e do Índice H para avaliar pesquisadores e publicações. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 96, n. 2, p. 90-93, 2011. WELLS, W. A. Me write pretty one day: how to write a good scientific paper. The Journal of cell biology, v. 165, n. 6, p. 757-758, 2004.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGOS000000014 ) ATIVO 24/11/2022

SIGAA | STI/SUPAC | - | Copyright © 2006-2024 - UFBA - saomiguel.intranet.ufba.br v4.13.8_0-20241219