Referências: |
AARSETH, Espen. Jogo da investigação: Abordagens metodológicas à análise de jogos. In: TEIXEIRA, Luis Felipe B. (org.). Cultura dos jogos - Revista de comunicação e cultura Caleidoscópio. Lisboa, Edições universitárias Lusófonas, 2º Semestre 2003, nº 4, p. 9-23
ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa (org.). Jogos digitais e aprendizagem fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas: Papirus, 2016
ALVES, L. R. G. Games e educação: desvendando o labirinto da pesquisa. Revista FAEEBA. , v.22, p.177 - 186, 2013.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Construindo séries de Tv complexas: a concepção diegética de Westworld. In: Revista Famecos Mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre, v. 25, n. 2, maio, junho, julho e agosto de 2018, p. 1-17
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Trad. José Garcez Palha. Lisboa: Edições Cotovia, 1990.
CALABRESE, O. I Replicante. Cinema &Cinema, 1983,
ECO, Umberto. O super-homem de massa. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1991
ECO, Umberto. Inovação no seriado. In: ________Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p. 120-139
HUIZINGA, H. Homo Ludens. O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2005.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
________. Cultura da conexão criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014
JOHNSON, Steven. Surpreendente!: a televisão e o videogame nos tornam mais inteligentes. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
JOHNSON, Steven. De onde vem as boas ideias. Zahar: São Paulo, 2011
MITTELL, Jason. Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea. Matrizes, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 29-52, 2012
MURRAY, J. H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural UNESP, 2003.
PETRY, Luis. O conceito ontológico de jogo. In: ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa (org.). Jogos digitais e aprendizagem fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas: Papirus, 2016, p. 17-42
RYAN, Marie Laure. Narrativa transmídia e transficcionalidade. In; Celeuma, número 3, dezembro 2013 (dossiê Está tudo misturado), p. 96-128.
SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. Rules of Play. Game design Fundamentals. Cambridge: MITPress, 2004
SANTAELLA, Lucia; NESTERIUK, Sérgio; FAVA, Fabricio. (Org.). Gamificação em Debate. 5ed.São Paulo: Blucher, 2018, v. 1, p. 95-114. |