Universidade Federal da Bahia Salvador, 30 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (NPGA-P) (12.01.58.04)
Código: NPGA-P0060
Nome: GESTÃO E INOVAÇÃO
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( NPGA-P000000004 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Fundamentos e tipologias da inovação nas organizações. Condições e fontes de inovação nas organizações. Inovação em gestão: práticas, processos e desafios de administração. Projetos de inovação em gestão e captação de recursos.
Referências: ANDERSON, H.; LARSSON, A. Projects as an arena for innovation: images of projects and their implications. In: LUNDIN, R. A. e MIDLER, C. (Ed.). Projects as arenas for renewal and learning processes. Boston: Kluwer Academic Publishers, 1998. BARBIERI, J. C.; ÁLVARES, A. C. T.; CAJAZEIRA, J. E. R. Gestão de ideias para inovação contínua. Porto Alegre: Bookman, 2008. BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Tradução Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. BURNS, T.; STALKER, G. M. The management of innovation. Oxford: Oxford University Press, 1994. CHESBROUGH. H. Open Innovation Results: Going Beyond the Hype and Getting Down to Business. Oxford, Oxford University Press, 2019. CHESBROUGH. H. Open services innovation. San Francisco: Josey-Bass, 2011. D'ASCENZI, L. Cultura e inovação nas organizações. São Paulo: Editora Atlas, 2015. DODGSON, M.; GANN, D. M.; PHILLIPS, N. (ed.). The Oxford Handbook of Innovation Management. Oxford: Oxford University Press, 2014. DOUGHERTY, D. Taking advantage of emergence: productively innovating in complex innovation systems. Oxford: Oxford University Press, 2016. EISENMAN, M. Understanding Aesthetic Innovation in the Context of Technological Evolution. Academy of Management Review, 38, n. 3, p. 332-351, 2013. FAGERBERG, J.; MOWERY, D. C.; NELSON, R. R. (ed.). The Oxford Handbook of Innovation. Oxford: Oxford University Press, 2005. FREITAS FILHO, F. Gestão da inovação: teoria e prática para implantação. São Paulo: Editora Atlas, 2013. FUGLSANG, L. (ed.). Innovation and the creative process: towards innovation with care. Cheltenham: Edward Elgar, 2008. GARUD, R.; TUERTSCHER, P.; VAN DE VEN, A. H. Perspectives on innovation processes. Academy of Management Annals, 7, n. 1, p. 775-819, 2014. GOVINDARAJAN, V.; TRIMBLE, C. The other side of innovation: Solving the execution challenge. Boston: Harvard Business Shool Publishing, 2010. HIPPEL, E. V. Democratizing innovation. Cambridge: The MIT Press, 2005. KOSCHATZKY, K. Technology-Based Firms in the Innovation Process: Management, Financing and Regional Networks. Heidelberg: Physica-Verlag Heidelberg, 1997. MOULAERT, F.; MCACCALLUM, D.; MEHMOOD, A.; HAMDOUCH, A. (ed.). The international handbook on social innovation: collective action, social learning and transdisciplinary research. Cheltnham: Edward Elgar, 2013. PETTIGREW, A. M.; FENTON, E. M. The innovating organization. London: Sage Publications, 2000. PAVITT, K. Innovation Process. In: FAGERBERG, J.; MOWERY. D.; NELSON, R.The Oxford handbook of innovation. New York: OXFORD University Press, 2007. PETTIGREW, A. M.; WHITTINGTON, R.; MELIN, L.; SANCHEZ-RUNDE, C. et al. Innovative forms of organizing: international perspectives. London: Sage Publications, 2003. STONEMAN, P. Soft innovation: economics, product aesthetics, and the creative industries. Oxford: Oxford University Press, 2010. STYHRE, A. Financing Life Science Innovation: Venture Capital, Corporate Governance and Commercialization. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2015. TEECE, D. Business models, business strategy and innovation. Long Range Planning, 43(2-3), 172-194, 2010. TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVIT, K. Gestão da inovação: integrando tecnologia, mercado e mudança organizacional. Porto Alegre: Editora Bookman, 2015. TUOMI, I. Networks of innovation: change and meaning in the age of Internet. Oxford: Oxford University Press, 2002. VAN DE VEN, A. H.; POLLEY, D. E.; GARUD, R.; VENKATARAMAN, S. The innovation journey. New York: Oxford University Press, 1999.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( NPGA-P000000004 ) ATIVO 24/11/2022

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