Universidade Federal da Bahia Salvador, 30 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (NPGA) (12.01.58.12)
Código: NPGA0156
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM TECNOLOGIA, COMPETITIVIDADE E MERCADOS I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( NPGA000000042 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Temas, teorias, práticas, perspectivas e debates contemporâneos no campo de pesquisa sobre gestão, envolvendo dimensões de tecnologia, marketing, estratégia, produção, finanças, gestão de pessoas, competitividade e mercados.
Referências: BERK, Jonathan; DEMARZO, Peter. Finanças empresariais. Porto Alegre: Bookman, 2008. CORTES, P. Administração de sistemas de informação. São Paulo: Saraiva, 2008. DODGSON, M.; GANN, D. M.; PHILLIPS, N., Eds. The Oxford Handbook of Innovation Management. Oxford: Oxford University Pressed. 2014. FERNANDES, Flávio e GODINHO FILHO, Moacir. Planejamento e Controle da Produção. Editora Atlas. 2010. LAURINDO, F. J. Tecnologia da informação: planejamento e gestão de estratégias. São Paulo: Atlas, 2008. MEYER, J. P. Handbook of Employee Commitment. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing, 2016. PANTOJA, M. J.; CAMÕES, M. R S.; BERGUE, S. T. Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Brasília: ENAP, 2010. PETTIGREW, A.; WHITTINGTON, R. Handbook of strategy and management. Thousand Oaks: Sage Publications, 2002. RENZ, D. O.; HERMAN, R. D., Eds. The Jossey-Bass Handbook of Nonprofit Leadership and Management. San Francisco: Jossey-Bassed. 2010. STERMAN, J. (2000). Business Dynamics: Systems Thinking and Modeling for a Complex World (Text and CD-ROM). Irwin/McGraw Hill. STRAUSS, J.; FROST, R. E-marketing. 6 ed. São Paulo, Saraiva, 2011. TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da inovação. Campus, 2006. TURBAN, E.; LEIDNER, D.; McLEAN, E.; WETHERBE, J. Tecnologia da informação para gestão transformando os negócios na economia digital. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. TURCHI, S. R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. 2 ed. Editora Atlas SA, 2018. YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações. São Paulo: Ed Saraiva, 2009.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( NPGA000000042 ) ATIVO 24/11/2022

SIGAA | STI/SUPAC | - | Copyright © 2006-2025 - UFBA - miguelcalmon.intranet.ufba.br v4.13.8_6-20250718