Universidade Federal da Bahia Salvador, 31 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (NPGA) (12.01.58.12)
Código: NPGA0123
Nome: EPISTEMOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ADMG14/20151 ) OU ( NPGA000000007 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Conceitos e abordagens de epistemologia. Epistemologia e suas relações com ontologia, teoria e metodologia. Epistemologia da ciência moderna e positivismo. Epistemologias da ciência contemporânea, que afirmam, revisam ou negam o positivismo. Administração como campo de conhecimento. Epistemologias em administração e suas relações com ontologia, teoria e metodologia. Epistemologias em administração que afirmam, revisam ou negam o positivismo e o funcionalismo.
Referências: BARROS, José D’Assunção Barros. Os conceitos: seus usos nas ciências humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. BERTERO, Carlos Osmar; CALDAS, Miguel P.; WOOD JR., Thomaz (Coord.) Produção Científica em Administração no Brasil. São Paulo: Atlas, 2005. BERTHELOT, Jean-Michel. Sociologia, História e Epistemologia. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2005. BOURDIEU, Pierre. A Economia das trocas simbólicas. BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. São Pualo: Perspectiva, 2009. BRAGA, Antonio Frederico Saturnino; BRAGA, Roberto Sartunino. Positivismo e Construtivismo: nas teorias do conhecimento, da sociedade e das organizações. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014. BURKE, Peter. Uma História Social do Conhecimento de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. CASANOVA, Pablo González. As Novas Ciências e as Humanidades: da academia à política. São Paulo: Boitempo, 2006. CHALMERS, A. F. O que é a Ciência, Afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993. COOPER, Cary L.; ARGYRUS, Chris (Org.). Dicionário Enciclopédico de Administração. São Paulo: atlas, 2003. CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário Epistemológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. DESCARTES, René. Discurso sobre o método para bem dirigir a própria razão e procurar a verdade nas ciências. São Paulo: Hemus, 1995. EAGLETON, Terry. Depois da Teoria: um olhar sobre os estudos culturais e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. FOUREZ, Gerard. A Construção das Ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da UNESP, 1995. FUMERTON, Richard. Epistemologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. GRANGER, Gilles-Gaston. A Ciência e as Ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1994. HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. 8. ed. Coimbra, Portugal: Arménio Amado, 1987. HORGAN, John. O Fim da Ciência: uma discussão sobre os limites do conhecimento científico. São Paulo: Companhia das Letras, 10998. JAPIASSU, Hilton. Como Nasceu a Ciência Moderna – e as razões da Filosofa. JAPIASSU, Hilton. Introdução ao Pensamento Epistemológico. 7. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992. JAPIASSU, Hilton. O Sonho Transdisciplinar; e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006. KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003. LECHTE, John. Cinquenta pensadores contemporâneos essesnciais: do estruturalismo à pos-modernidade. 3ª ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2003. MAGRO, Cristina; PAREDES, Victor (Org). Cognição, Ciência, e Vida Cotidiana; Humberto Maturana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. MOREIRA, Marco Antonio; MASSONI, Neusa Teresinha. Epistemologias do Século XX: Popper, Kuhn, Lakatos, Laudan, Bachelard, Toulmin, Feyerabend, Maturana, Bohm, Bunge, Prigogine, Mayr. São Pualo: E.P.U, 2011. MORIN, Edgar (Org.). A Religação dos Saberes: o desafio do século XXI. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 13ª ed. Rio de Janeiro: Bertrad Brasil, 2010. MUÑOZ, Jacobo; VALVERDE, Julián. Compendio de Epistemologia. Madrid, Espanha: Simancas, 2000. NORRIS, Christopher. Epistemologia: conceitos-chave em filosofia. Porto Alegre: Artmed, 2007. PENA-VEJA, Alfredo; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do (Org.). O Pensar Complexo: Edgard Morin e a crise da modernidade. 3ª ed. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma Ciência Pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989. SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso sobre as Ciências. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009. SILVA FILHO, Waldomiro José (Org.) Epistemologia e ensino das ciências. Salvador, BA: Arcádia, 2002. TORRES, Jesús Vázquez. Ciência & Realidade. G. Bachelard e N. Hartmann: por uma superação do realismo e do idealismo. São Paulo: Edições Loyola; Recife, PE: Editora UNICAP, 2017. VASCONCELLOS, Maria José Esteves. Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da ciência. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ADMG14/20151 ) OU ( NPGA000000007 ) ATIVO 24/11/2022

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