Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (NPGA) (12.01.58.12) |
Código: |
NPGA0122 |
Nome: |
ENSINO E APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO |
Carga Horária Teórica: |
45 h. |
Carga Horária Prática: |
15 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( ADMG33/20151 ) OU ( NPGA000000006 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Módulo: |
0 |
Ementa/Descrição: |
O professor e o contexto de ensino-aprendizagem na contemporaneidade (Administração como campo de Ciências Aplicadas e suas características de matéria de ensino em alta complexidade. Contexto nacional e local de ensino e as especificidades do ensino de Administração como construção histórico/institucional, articulando-o ao cenário internacional e à retórica reformista. Conexões entre necessidades sociais, desenho curriculares e disciplinas/atividades, considerando o ensino de adolescentes e adultos. O profissional do Ensino de Aprendizagem em cenário de mudança e desafios éticos. Conteúdo e formas das políticas regulatórias de ensino e o papel de instrumentos de avaliação no âmbito nacional. Diretrizes curriculares e contextos institucionais e de ensino: o projeto pedagógico). O Professor e a Organização do Ensino e da Aprendizagem (Complexidade da prática educativa e a natureza híbrida da área de Administração. Estrutura de conhecimento e matéria de ensino. Eixos curriculares, disciplinares e sequência de ensino. Mapas conceituais. Conteúdos relevantes. Estratégias e recursos de ensino. Formas e recursos de avaliação. Simulação de ensino). Prática de Ensino (Desenvolvimento de experiência de ensino em contextos reais de graduação, sob supervisão docente. Estágio docente nos cursos de graduação em Administração e graduação tecnológica em Gestão Pública e Gestão Social, realizado pelos alunos do mestrado e doutorado, com supervisão dos professores das disciplinas, como parte da formação para a atividade de ensino e vinculado à disciplina Ensino e Aprendizagem em Administração). |
Referências: |
ABED ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2016. Livro eletrônico. Curitiba: InterSaberes, 2017.
HEER, R. A modelo f learning objectives. Iowa State University Center for Excellence in Learning and Teaching Updated. January, 2012. Disponível em: <http://www.celt.iastate.edu/wp-content/uploads/2015/09/RevisedBloomsHandout-1.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2018.
INGLE, Steve; DUCKWORTH, Vicky. Ensino e treinamento profissionalizantes. Porto Alegre. 207 p. Penso, 2015.
MCKERNAN, James. Currículo e imaginação: teoria do processo, pedagogia e pesquisa-ação. Porto Alegre: Artmed, 2009.
UNESCO. Incheon declaration and framework for action for the implementation of sustainable development goals 4: ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all. Disponível em <http://www.uis.unesco.org/Education/Documents/incheon-framework-for-action-en.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2017.
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