Universidade Federal da Bahia Salvador, 01 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) (12.01.66.01)
Código: DMMDC0047
Nome: SOCIEDADE, CULTURA, ESTÉTICA E CONHECIMENTO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( EDCB09/20081 ) OU ( EDCB09/20151 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: A sociedade e suas múltiplas referências, o conhecimento do elemento de configuração da sociedade contém significado das bases epistemológicas do conhecimento sobre a cultura. Implic. Educ. do pluralismo cultural. Educação, globalização e desenvolvimento social. Conhecimento, currículo e políticas culturais. Abordagem histórico-antropológica da epistemologia, com ênfase na aproximação estética entre os processos sociais de produção e difusão de saberes e conhecimentos e a produção cultral. Nesta aproximação, Nesta aproximação, importa inventariar e vivenciar os diferentes processos e meios desenvolvidos (métodos) na relação sujeito-objeto-do-conhecimento que emergem na história e nos contextos sociais. A vocação crítica da antropologia. Principais matrizes da antropologia? séc XIX e XX (evolucionismo, culturalismo, funcionalismo e estruturalismo). A atitude antropológica e o trabalho de campo (em tempos de rede sem fronteiras). Antropologia cultural. A cibercultura e o surgimento de novas formas de sociabilidade. Analisar as categorias da teoria crítica no momento de sua sistematização, estudar as possibilidades concretas da aplicação da teoria crítica na pesquisa e na educação. A antinomia do pensamento iluminista: civilização x barbárie, a romântica sedução da barbárie, a descoberta do povo. Como a antropologia nos ajuda a entender a contemporaneidade: a cultura, técnica e sociedade, cibercultura e sociabilidade. O debate modernidade, pós-modernidade, a desordem: o movimento do novo e da complexidade.
Referências:
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( EDCB09/20081 ) OU ( EDCB09/20151 ) ATIVO 24/11/2022
( EDCB09/20081 ) OU ( EDCB09/20151 ) INATIVO 24/11/2022 01/06/2023

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