Universidade Federal da Bahia Salvador, 22 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E GESTÃO SOCIAL (PPGDGS) (12.01.58.05)
Código: PPGDGS000000005
Nome: PESQUISA APLICADA I: RELEVÂNCIA E TECNOLOGIA DE GESTÃO SOCIAL
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Fundamentos metodológicos, componentes, aplicações, impactos, revisões e normatização da pesquisa aplicada em gestão social do desenvolvimento territorial. Fundamentos, relevâncias e práticas da tecnologia de gestão social. Planejamento de uma tecnologia de gestão social.
Referências: CUNLIFFE, A. L.; SCARATTI, G. Embedding Impact in Engaged Research: Developing Socially Useful Knowledge Through Dialogical Sensemaking. British Journal of Management, 28, n. 1, p. 22-44, 2017. FLYVBJERG, B. Making social science matter. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. HART, C. Doing a literature review: realising the social science research imagination. Los Angeles: Sage Publications, 1998. KIESER, A.; NICOLAI, A.; SEIDL, D. The Practical Relevance of Management Research: Turning the Debate on Relevance into a Rigorous Scientific Research Program. Academy of Management Annals, v. 9, n. 1, p. 143-233, 2015. MOULAERT, F.; MCACCALLUM, D.; MEHMOOD, A.; HAMDOUCH, A. (ed.). The international handbook on social innovation: collective action, social learning and transdisciplinary research. Cheltnham: Edward Elgar, 2013. RODRIGUES, I. BARBIERI, J. C. A emergência da tecnologia social: revisitando o movimento da tecnologia apropriada como estratégia de desenvolvimento sustentável. Revista de Administracão Pública, v. 6, n. 6, p. 1069-1094, nov./dez. 2008. VAN DE VEN, A. H. Engaged scholarship: a guide for organizational and social research. Oxford: Oxford University Press, 2007.

SIGAA | STI/SUPAC | - | Copyright © 2006-2024 - UFBA - miguelcalmon.intranet.ufba.br v4.13.8_0-20241219