Universidade Federal da Bahia Salvador, 18 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI) (12.01.31.05)
Código: PPGCI000000004
Nome: METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: História da universidade no mundo e no Brasil; docência no ensino superior; processos psicológicos do ensino-aprendizagem; docência em Biblioteconomia e Documentação, Arquivologia, Museologia e Ciência da Informação; planejamento e didática na organização de planos de ensino; avaliação e elaboração de instrumentos avaliativos; educação inclusiva: possibilidades e desafios no contexto socioeconômico e político brasileiro; estética e recursos tecnológicos na educação superior
Referências: ANASTASIOU, L; ALVES, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6. ed. Joinville: Univille, 2006. ARRIDO Pimenta, Maria Isabel de Almeida (Orgs). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999. BEHRENS, M. A. Docência Universitária na sociedade do conhecimento. Coleção educação, teoria e prática, v. 3. Curitiba: Champagnat, 2003. COELHO, Lívia Dias. Procedimentos de ensino: um movimento entre a teoria e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1997. GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo, Senac, 2013. GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015. GRILLO. Marlene. O professor e a docência: o encontro com o aluno. In: ENRICONE, D. (Org.). Ser professor. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. MASETTO, Marcos T. Docência universitária: repensando a aula. In: TEODORO, Antônio. Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia pela curiosidade da formação universitária. São Paulo: Cortez, 2003. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

SIGAA | STI/SUPAC | - | Copyright © 2006-2024 - UFBA - saomiguel.intranet.ufba.br v4.11.3_2-20240712