Universidade Federal da Bahia Salvador, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA (POSCOM) (12.01.60.06)
Código: POSCOM000000016
Nome: T. E. - TEMAS EM CULTURA DIGITAL: CONSTRUÇÕES E VIVÊNCIAS DO SELF MEDIADO PELO USO DE DISPOSITIVOS E AMBIENTES COMUNICACIONAIS DIGITAIS
Carga Horária Teórica: 34 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 34 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( POSCOM0081 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Exploração dos aspectos que envolvem a compreensão sobre como os indivíduos, usuários das tecnologias digitais (e em particular, das plataformas de redes sociais digitais), estão construindo e vivenciando na prática os seus esquemas representacionais e as suas experiências sociais para configurar o self mediado pelo uso de dispositivos e de ambientes comunicacionais digitais de última geração.
Referências: BARASH, V.; DUCHENEAUT, N.; ISAACS, E.; BELLOTTI, V. Faceplant: Impression (Mis)management in Facebook Status Updates. Proceedings of the Fourth International AAAI Conference on Weblogs and social media, 2010. BURKITT, I. Social Selves: Theories of Self and Society. California: SAGE Publications, 2008. CHESTER, A.; BRETHERTON, D. (2007) Impression Management and Identity Online. In: Joinson, A.N., McKenna, K.Y.A., Postmes, T. and Reips, U., Eds., The Oxford Handbook of Internet Psychology, Oxford University Press, New York, 223-236. GEORGALOU, M. (2010) "Pathfinding Discourses of Self in Social Network Sites" in Taiwo, Rotimi (Ed.) Handbook of Research on Discourse Behavior and Digital Communication: Language Structures and Social Interaction. Hershey, New York: IGI Global, 39-62. HOGG, M.; VAUGHAN, G. M., 2010, Essentials of social psychology, Edinburgh: Person. ELLISON, N., HEINO, R.; GIBBS, J. Managing Impressions Online: Self-Presentation Processes in the Online Dating Environment. Journal of Computer-Mediated Communication, 11: 415–441. 2006. LEARY, M. R. The Self We Know and the Self We Show: Self-esteem, Self-presentation, and the Maintenance of Interpersonal Relationships, in Blackwell Handbook of Social Psychology: Interpersonal, Blackwell Publishers Ltd, Malden, MA, USA. 2003. LERNER, K. (2010). Virtually Perfect: Impression Management and Identity Manipulation on Facebook. Available at: https://www.saintmarys.edu/ files/kelcey%20lerner.pdf JOINSON, A. N. (2011). Digital Crowding: Privacy, Self-Disclosure, and Technology. In S. Trepte, & L. Reinecke (Eds.), Privacy online: Perspectives on privacy and self-disclosure in the social web (pp 33-45). New York: Springer JOINSON, A. N. (2001). Self-disclosure in computer-mediated communication: The role of self-awareness and visual anonymity. European Journal of Social Psychology, 31, 177-192. ONG, P. E. (2012). The Effects of Self-Monitoring on the Facebook User Experience. Master's Thesis. Paper 4206. ROBINSON, L. The cyberself: the self-ing project goes online, symbolic interaction in the digital age. New Media Society, v. 9, n. 1, p. 93-110, 2007.   RIBEIRO, J. C. Controle de Informações Sociais em Ambientes Digitais: repercussões na construção da narrativa de si. In: Elaine Fernandez; Véronique Donard. (Org.). O Psicólogo frente ao desafio tecnológico. novas identidades, novos campos, novas práticas. 01ed. Recife: Editora UFPE; UNICAP, 2016. RIBEIRO, J. C.; AYRES, M. A Representação de Si em Interações Sociais Mediadas por Instant Messengers: O Caso WhatsApp. In: Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. DT5-CI: DT 5 – GP Cibercultura, 2015. SASSI, H.; GHARBI, J. Self-Presentation on Social Networking Sites. In: Journal of Internet Social Networking and Virtual Communities, Vol. 2015 (2015). SCHLENKER, B. Self-Presentation. In LEARY, M.; TANGNEY, J. Handbook of Self and Identity. The Guilford Press, New York, 2003. SNYDER, M. (1974). The self-monitoring of expressive behavior. Journal of Personality and Social Psychology, 30, 526-537. VITAK, J. (2015). Balancing Privacy Concerns and Impression Management Strategies on Facebook. 02In Symposium on Usable Privacy and Security (SOUPS) 2015. Ottawa, Canada.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( POSCOM0081 ) ATIVO 30/05/2022

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