Ementa/Descrição: |
Desde meados do século XX, o campo disciplinar da historiografia profissional é marcado por uma série de formulações teóricas que podemos chamar, de modo vago e um tanto impreciso, de discussões linguísticas. Apesar da diversidade teórico-metodológica que caracteriza essas discussões, as propostas que as constituem, de alguma forma, se debruçam sobre o mesmo problema: como os textos escritos devem ser lidos e interpretados? Este curso tem o objetivo de apresentar aos mestrandos e doutorandosas diversas propostas de resolução desse problema formuladas por historiadores, filósofos, sociólogos e críticos literários. |
Referências: |
- GADAMER, Hans George (ORG). O problema da consciência histórica. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006. (Conferência 01)
- GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 2010. (Capítulo 02)
- LOVEJOY, Arthur O. A grande cadeia do ser. São Paulo: Editora Palindromo, 2005. (Parte I).
- FALCON, Francisco. História das Ideias. In: CARDOSO, Ciro Flamarion. VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997. pp. 91-126.
- WHITE, Hayden. Meta-História: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Ed. USP, 2008. (Introdução).
- ________. Trópicos do discurso. Ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo (capts. 01, 02, 05).
- WHITE, Hayden. Enredo e verdade na escrita da história. In: MALERBA, Jurandir (ORG). A história escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2006. pp. 191-210.
- GUINZBURG, Carlo. O extermínio dos judeus e o princípio da realidade. In: MALERBA, Jurandir (ORG). A história escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2006. pp. 211-232.
- SKINNER, Quentin. Meaningandunderstanding in thehistoryofideas. HistoryandTheory, 8. 1969. pp. 3-53.
- POCOCK, J. G. A. Linguagens do ideário político. São Paulo: Ed. USP, 2003. (Introdução)
- JASMIN, Marcelo Gantus. História dos conceitos e teoria política e social. RBCS Vol. 20 nº. 57 fevereiro/2005.
- ASSIS, Arthur Alfaix; MATA, Sérgio da. O conceito de história e o lugar dos geschichtlichegrudbegrife na história da história dos conceitos (prefácio). In KOSELLECK, Reinhart (ORG). O conceito de história. Belo Horizonte, MG: 2013, Ed. Autêntica. pp. 09-36.
- ARENDT, Hannah. Da Revolução. São Paulo: Editora Ática, 1998. (cap. 01)
-KOSELLECK, Reinhart. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Estudos Históricos: Rio de Janeiro: Vol. 5, n. 10, 1992, pp. 134-146.
- BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. (Cap. 01)
- ________. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas/SP. Ed. Papirus, 1996. (Cap. 03).
- LA CAPRA, Dominick. Rethinking intelectual historyandreadingtexts. In: LA CAPRA, KAPLAN, Steven (Org). Moderneruopean intelectual history: reappraisals& New perspectives. Ithaca: Cornell University Press.
- HARLAN, David.IntellectualHistory andthe Return of Literature, American Historical Review 94 (June 1989): 581609.)
- GALLAGHER, Catherine; GREENBLATT, Stephen. A prática do novo historicismo. Bauru: EDUSC, 2005. (Introdução)
- VEESER, H. Aram (ORG). The new historicismo. New York and London: Routledge, 1989. (Introdução)
|