Referências: |
BAYM K. Nancy. Playing to the Crowd. Musicions, audiences ante de intimate work of connection. NY University Press, 2018.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política Obras escolhidas São Paulo: Brasiliense, 1994a
CARDOSO Filho, Jorge; GUTMANN, Juliana Freire. Performances como expressões da experiência estética: modos de apreensão e mecanismos operativos. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 47, p. 104-120, set./dez. 2019 Disponível em https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/81918/53002
FRITH, Simon. Performing Rites: on the value of popular music. Cambridge / Massachusset: Havard University Press, 1998
GROSSBERG, Lawrence. Cultural Studies in the future tense. Durham/London: Duke University Press, 2010.
GUTMANN, Juliana Freire; CALDAS, Fernanda. Sobre vlog, youtube e o televisivo: mapeando modos de definição. Animus, c. 19. N, 41. https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/40985
GUTMANN, J. F. Audiovisual em rede: derivas conceituais. Belo Horizonte, MG: PPGCOM/UFMG, 2021 (No PRELO).
JANOTTI Jr, ALCANTARA, José André. O videoclipe na era pós-televisiva: questões de gênero e categorias musicais nas obras de Daniel Peixoto e Johny Hooker. Curitiba: Apris, 2018
KORSGAARD, Mathias. Music Video After MTV: audiovisual studies, new media, and popular music. Routledge Press, 2017.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.
MARTÍN-BARBERO, J. Cuando la tecnologia deja de ser una ayuda didactica para convertirse en mediación cultural. Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, v. 10, n. 1, p. 19-31, mar. 2009a.
MARTÍN-BARBERO, J. Jesús Martín-Barbero: as formas mestiças da mídia. Entrevista à Mariluce Moura. Revista Fapesp, 163, set. 2009b.
MARTÍN-BARBERO, J. Oralidades Culturales y Culturas Digitales. Coloquio Internacional Memorias, saberes y redes de las Culturas populares en América latina en tiempos del capitalismo global, Bogotá, 14 a 16 de maio de 2013.
MARTÍN-BARBERO, J.; REY, G. Los ejercicios del ver. Hegemonia audiovisual y ficción televisiva. Barcelona: Gedisa, 1999.
PEREIRA DE SÁ, Simone. Somos Todos Fãs e Haters? Cultura Pop, Afetos e Performance de Gosto nos Sites de Redes Sociais. Revista Eco Pós, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 50-67, 2016.
RAILTON, Diane; WATSON, Paul. Music video and the politics of representation. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2011.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart; LEAL, Bruno Souza; GOMES, Itania Maria Mota. A historicidade dos processos comunicacionais: elementos para uma abordagem. In: MUSSE, Cristina Ferras; VARGAS, Herom; NICOLAU, Marcos. (Org.). Comunicação, Mídias e Temporalidades. 1ed. Brasília/Salvador: COMPÓS/EDUFBA, 2017. p. 37-57.
RÍNCON, Omar; JACKS, Nilda.; SCHMITZ, Daniela; WOTTRICH, Laura. Un nuevo mapa para investigar la mutación cultural. Diálogo con la propuesta de Jesús Martín-Barbero. Quito: CIESPAL, 2019.
SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. Ed. New York: Routledge, 2006.
TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
VAN DIJCK, José. The culture of connectivity: a critical history of social media. New York: Oxford University Press, 2013
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007. |