Universidade Federal da Bahia Salvador, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA (POSCOM) (12.01.60.06)
Código: POSCOM000000010
Nome: T.E. CULTURA AUDIOVISUAL EM REDES SOCIAIS DIGITAIS
Carga Horária Teórica: 34 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 34 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( POSCOM0075 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Abordagem especulativa e aplicada para análise do audiovisual em redes sociais, com especial interesse em expressões audioverbovisuais da cultura pop. Aspectos culturais, sensíveis, materiais e performáticos do audiovisual em rede, com ênfase em suas historicidades e implicações na experiência comunicacional/cultural.
Referências: BAYM K. Nancy. Playing to the Crowd. Musicions, audiences ante de intimate work of connection. NY University Press, 2018. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas São Paulo: Brasiliense, 1994a CARDOSO Filho, Jorge; GUTMANN, Juliana Freire. Performances como expressões da experiência estética: modos de apreensão e mecanismos operativos. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 47, p. 104-120, set./dez. 2019 Disponível em https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/81918/53002 FRITH, Simon. Performing Rites: on the value of popular music. Cambridge / Massachusset: Havard University Press, 1998 GROSSBERG, Lawrence. Cultural Studies in the future tense. Durham/London: Duke University Press, 2010. GUTMANN, Juliana Freire; CALDAS, Fernanda. Sobre vlog, youtube e o televisivo: mapeando modos de definição. Animus, c. 19. N, 41. https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/40985 GUTMANN, J. F. Audiovisual em rede: derivas conceituais. Belo Horizonte, MG: PPGCOM/UFMG, 2021 (No PRELO). JANOTTI Jr, ALCANTARA, José André. O videoclipe na era pós-televisiva: questões de gênero e categorias musicais nas obras de Daniel Peixoto e Johny Hooker. Curitiba: Apris, 2018 KORSGAARD, Mathias. Music Video After MTV: audiovisual studies, new media, and popular music. Routledge Press, 2017. MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008. MARTÍN-BARBERO, J. Cuando la tecnologia deja de ser una ayuda didactica para convertirse en mediación cultural. Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, v. 10, n. 1, p. 19-31, mar. 2009a. MARTÍN-BARBERO, J. Jesús Martín-Barbero: as formas mestiças da mídia. Entrevista à Mariluce Moura. Revista Fapesp, 163, set. 2009b. MARTÍN-BARBERO, J. Oralidades Culturales y Culturas Digitales. Coloquio Internacional Memorias, saberes y redes de las Culturas populares en América latina en tiempos del capitalismo global, Bogotá, 14 a 16 de maio de 2013. MARTÍN-BARBERO, J.; REY, G. Los ejercicios del ver. Hegemonia audiovisual y ficción televisiva. Barcelona: Gedisa, 1999. PEREIRA DE SÁ, Simone. Somos Todos Fãs e Haters? Cultura Pop, Afetos e Performance de Gosto nos Sites de Redes Sociais. Revista Eco Pós, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 50-67, 2016. RAILTON, Diane; WATSON, Paul. Music video and the politics of representation. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2011. RIBEIRO, Ana Paula Goulart; LEAL, Bruno Souza; GOMES, Itania Maria Mota. A historicidade dos processos comunicacionais: elementos para uma abordagem. In: MUSSE, Cristina Ferras; VARGAS, Herom; NICOLAU, Marcos. (Org.). Comunicação, Mídias e Temporalidades. 1ed. Brasília/Salvador: COMPÓS/EDUFBA, 2017. p. 37-57. RÍNCON, Omar; JACKS, Nilda.; SCHMITZ, Daniela; WOTTRICH, Laura. Un nuevo mapa para investigar la mutación cultural. Diálogo con la propuesta de Jesús Martín-Barbero. Quito: CIESPAL, 2019. SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. Ed. New York: Routledge, 2006. TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. VAN DIJCK, José. The culture of connectivity: a critical history of social media. New York: Oxford University Press, 2013 ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( POSCOM0075 ) ATIVO 10/06/2022

SIGAA | STI/SUPAC | - | Copyright © 2006-2024 - UFBA - saomiguel.intranet.ufba.br v4.11.3_1-20230524