Universidade Federal da Bahia Salvador, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA (POSCOM) (12.01.60.06)
Código: POSCOM000000009
Nome: ESTUDOS SOBRE MODO MELODRAMÁTICO E PROCESSOS CRIATIVOS CONTEMPORÂNEOS NA FICÇÃO AUDIOVISUAL (DO CINEMA À FICÇÃO SERIADA PARA TELEVISÃO E INTERNET).
Carga Horária Teórica: 34 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 34 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( POSCOM0074 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Seminário avançado sobre Processos criativos nas indústrias de mídia Ementa: Processos criativos nas indústrias de mídia. Abordagens teóricas e metodologias de análise da autoria e estilo de produtos culturais midiáticos.
Referências: BAXANDALL, M. Padrões de Intenção. São Paulo: Editora Schwarcz, 2006. BORDWELL, David. Sobre a História do Estilo Cinematográfico. Tradução Luís Carlos Borges. Campinas, São Paulo: Editora Unicamp, 2013. _________________.Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2008. BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascalianas. Trad. Sergio Miceli. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. _______. As Regras da Arte. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Cia das Letras, 2002. CALDWELL, John T. Production Culture: Industrial Reflexivity and Critical Practice in Film and Television. California: Duke University Press, 2008. _________________ Televisuality: Style, Crisis and Authority in American Television. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995. GOMBRICH, Ernst. Arte e ilusão: um estudo sobre a psicologia da representação pictórica. 4ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. IVERSON, Margaret. "Style as Structure: Alois Riegl's historiography". Art history. 2/1 (1979): pp. 62, 72. MAGINNIS, Hayden B.J. "The Role of Perceptual Learning in Connoisseurship: Morelli, Berenson and beyond". Art history. 13/1 (1979): pp. 104,117; ULRICH, E. The Notion and Definition of Canon. In: MCDONALD, L. M.; SANDERS, J. A. (Eds.). The Canon Debate. Peabody: Hendrickson Publishers, 2002. p. 21–35. WOLFFLIN, H. Conceptos fundamentales para la historia del arte. Espasa-Calpe, 2007.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( POSCOM0074 ) ATIVO 10/06/2022

SIGAA | STI/SUPAC | - | Copyright © 2006-2024 - UFBA - miguelcalmon.intranet.ufba.br v4.11.3_1-20230524