Universidade Federal da Bahia Salvador, 22 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE (PPGENF) (12.01.26.06)
Código: PGENF000000039
Nome: TE - CONHECIMENTO DISCIPLINAR CONTEMPORANEO
Carga Horária Teórica: 34 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 34 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGENF0098 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Discussão acerca da estruturação e transformações do conhecimento científico. Reconhecimento dos metaparadigmas, dos padrões de conhecimento e teorias da disciplina da Enfermagem. A aplicação da estrutura conceitual-teórico-empírico (C-T-E) aplicada a pesquisa.
Referências: Bibliografia Básica: Chinn, P. L., & Kramer, M. K. (2018). Knowledge development in nursing: Theory and process (10th ed.). Elsevier Mosby. Fawcett, J. (2017). Applying conceptual models of nursing: Quality improvement, research, and practice. Springer. Fawcett, J., & DeSanto-Madeya, S. (2013). Contemporary nursing knowledge: Analysis and evaluation of nursing models and theories (3rd ed.). F. A. Davis. Chinn, P. L. (2019, March 21). Keynote Address: The Discipline of Nursing: Moving Forward Boldly. Presented at the “Nursing Theory: A 50 Year Perspective, Past and Future” Conference, Case Western Reserve University Frances Payne Bolton School of Nursing. https://nursology.net/2019-03-21-case-keynote/ Kuhn, T. S. (1962). The structure of scientific revolutions. University of Chicago Press. Bibl iografia Complementar: Russell, G. E., & Fawcett, J. (2005). The conceptual model for nursing and health policy revisited. Policy, Politics, and Nursing Practice, 6(4), 319-326. doi: 10.1177/1527154405283304 Bender, M. (2018). Re-conceptualizing the nursing metaparadigm: Articulating the philosophical ontology of the nursing discipline that orients inquiry and practice. Nursing Inquiry, 25(3). 9 pages. doi: 10.1111/nin.12243 Fawcett, J. (2019, March 21). Questions and Answers about our Discipline: Name and Metaparadigm. Paper presented at the Nursing Theory: A 50 Year Perspective Past and Future Conference. Sponsored by Frances Payne Bolton School of Nursing, Case Western Reserve University, Cleveland, OH. https://nursologycom.files.wordpress.com/2019/03/cwrupaper- fawcett-3-28-19.pdf
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGENF0098 ) ATIVO 23/12/2020

SIGAA | STI/SUPAC | - | Copyright © 2006-2024 - UFBA - saomiguel.intranet.ufba.br v4.13.8_0-20241219