Universidade Federal da Bahia Salvador, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) (12.01.13.03)
Código: PPGECOTAV000000027
Nome: TEIMEI: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA CIDADÃ E SEU USO NA ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO
Carga Horária Teórica: 34 h.
Carga Horária Prática: 34 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 68 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGECOTAV0148 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Estudo dos principais conceitos e argumentos enfatizados na literatura científica sobre ciência cidadã. Caracterização dos tipos de projetos de Ciência Cidadã. Estabelecendo relações entre o que aprendeu sobre a ciência cidadã no curso com o seu treinamento disciplinar como pesquisadores. Aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso no desenvolvimento de projetos de CC. Exame de questões sobre projetos de ciência cidadã à luz da teoria, aplicação e princípios éticos. Analise critica sobre dados coletados em projetos de ciência cidadã. Participação em seminários e discussões sobre o tema.
Referências: 1.Cavalier, D., and Kennedy, E.B. eds. (2016). The Rightful Place of Science: Citizen Science. Tempe. AZ: Consortium for Science, Police & Outcomes 2.Charles, A.; Loucks, L.; Berkes, F.; Armitage, D. (2020) Community science: A typology and its implications for governance of social-ecological systems. Environmental Science & Policy, ISSN: 1462-9011, Vol: 106, Page: 77-86 3.EITZEL, M.V. et al. Citizen science terminology matter: exploring key terms. In: Citizen Science: Theory and practice. v. 2, n. 1, p. 1-20. 4.Tulloch, A. I. T., H. P. Possingham, L. N. Joseph, J. K. Szabo and T. G. Martin 2013. Realising the full potential of citizen science monitoring programs. Biological Conservation 165: 128–138. 5.Tweddle, J.C., Robinson, L.D., Pocock, M.J.O. & Roy, H.E (2012). Guide to citizen science: developing, implementing and evaluating citizen science to study biodiversity and the environment in the UK. Natural History Museum and NERC Centre for Ecology & Hydrology for UK-EOF. Disponível online: https://blog.scistarter.com/wp- content/uploads/2013/04/GuideToCitizenScience_Version2_InteractiveWeb1.pdfBibliografia Complementar Bibliografia Complementar 1.Bonney R, Phillips TB, Ballard HL, and Enck JW (2016) Can Citizen Science Enhance Public Understanding of Science? Public Understanding of Science (Bristol, England) 25 (1): 2–16. 2.Dickinson JL, Zuckerberg B & Bonter DN (2010) Citizen science as an Ecological Research Tool: Challenges and Benefits. Annual Review of Ecology, Evolution, and Systematics 41 (1): 149–172. 3.Hecker, S., M. Haklay, A. Bowser, Z. Makuch, J. Vogel and A. Bonn 2018. Citizen Science. Innovation in Open Science, Society and Policy., UCL Press. 4.MARTIN, Victoria Y. Citizen science as a means for increasing public engagement in science: presumption or possibility? Science Communication, [s. l.], v.39, n.2, p.142–168, fev. 2017. 5.McKinley DC, Miller-Rushing AJ, Ballard HL, Bonney R, Brown H, Cook-Patton SC, Evans DM, French RA, Parrish JL, Phillips TB, Ryan SF, Shanley LA, Shirk JL, Stepenuck KF, Weltzin JF, Wiggins A, Boyle OD, Briggs RD, Chapin III SF, Hewitt DA, Preuss PW, Soukup MA (2017) Citizen science can improve conservation science, natural resource management, and environmental protection. Biol Conserv 208: 15–28. 6.Phillips T, Ballard HL, Lewenstein BV, Bonney R (2019) Engagement in science through citizen science: moving beyond data collection Sci. Educ., 103: 665-690. 7.Silvertown, Jonathan. 2009. “A new dawn for citizen science.” Trends in Ecology & Evolution 24(9): 467–471. 8.Wiggins A, Crowston K G. (2011) From conservation to crowdsourcing: A typology of citizen science. In Proceedings of the Annual Hawaii International Conference on System Sciences [5718708] https://doi.org/10.1109/HICSS.2011.207 9.Viana, BF; Souza, CQ; Moreira, EF (2020) Why the views of Latin American Scientists on Citizen Science as a Tool for Pollinator Monitoring and Conservation Matter? Neotrop Entomol https://doi.org/10.1007/s13744-020-00793-8
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGECOTAV0148 ) ATIVO 10/12/2020

SIGAA | STI/SUPAC | - | Copyright © 2006-2024 - UFBA - miguelcalmon.intranet.ufba.br v4.11.3_1-20230524