Universidade Federal da Bahia Salvador, 01 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) (12.01.51.35)
Código: PPGPS000000030
Nome: SEMINÁRIOS TEÓRICOS SOBRE TEMÁTICAS E PESQUISA EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 34 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 34 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGPS0057 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 3
Ementa/Descrição: Estes seminários serão espaços coletivos a serem criados para realizar o debate de temas atuais de interesse das linhas de pesquisa. Serão privilegiados, principalmente, temas atuais acerca da saúde, com enfoque interdisciplinar e as suas implicações para a produção do conhecimento.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1. ALMEIDA FILHO; BARRETO, MEDRONHO. Estado da arte em epidemiologia no Brasil. In: Paim, Jairnilson; Almeida-Filho, Naomar. (Org.). Saude Coletiva. Teoria e prática. 1ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2014, v. 1, p. 557-565. 2. MINAYO, M.C. S. O Desafio do Conhecimento. Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo-Rio de Janeiro: Hucitec-ABRASCO , 2007 3. MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. 4. TEIXEIRA ET AL Produção científica sobre política, planejamento e gestão em saúde no campo da saúde coletiva: visão panorâmica. In:Paim, Jairnilson; Almeida-Filho, Naomar. (Org.). Saúde Coletiva. Teoria e prática. 1ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2014, v. 1, p. 1-695. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 5. LAVILLE, C.; DIONNE, J.. A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora UFMG/ArtMed. 1999. 6. LACERDA, G.B. Augusto Comte e o "positivismo" redescobertos. Rev. Sociol. Polit., Out 2009, vol.17, no.34, p.319-343. Disponível:http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/ MUSSE, R. A dialética como discurso do método. Tempo Soc., Jun 2005, vol.17, no.1, p.367-389. Disponível: http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/ 7. SILVINO, A.M.D. Epistemologia positivista: qual a sua influência hoje?. Psicol. cienc. prof., Jun 2007, vol.27, no.2, p.276-289. Disponível: http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/ SOARES, C. B.; CAMPOS, C. M.S.; YONEKURA, T. Marxismo como referencial teórico metodológico em saúde coletiva: implicações para a revisão sistemática e síntese de evidências. Rev. esc. enferm. USP, Dez 2013, vol.47, no.6, p.1403-1409. Disponível: http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/ 8. TURATO, E.R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev Saúde Pública, v.39, n.3; p.507-14, 2005. Disponível em: www.fsp.usp.br/rsp . OUTRAS INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS CHALMERS, A. F. O que é Ciência Afinal? São Paulo: Brasiliense, 1995. SANTOS, B.S. Da dogmatização à desdogmatização da ciência moderna. In: SANTOS, B. S. Introdução a uma ciência pós-moderna.4 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003, p.17-30. SANTOS, B.S. Ciência e senso comum. In: SANTOS, B. S. Introdução a uma ciência pós moderna. 4 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003, p.31-45.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGPS0057 ) ATIVO 24/08/2020

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