Universidade Federal da Bahia Salvador, 22 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE (PPGENF) (12.01.26.06)
Código: PGENF000000037
Nome: TÓPICO ESPECIAL: PROCESSOS E GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 68 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 68 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGENF0096 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Aborda aspectos que permeiam os processos gerenciais dos profissionais de saúde/enfermagem nos serviços, o Modelo de Gestão Organizacional e a Gestão de Enfermagem, Modelo de gestão em enfermagem- processo decisório/ hierarquia e autonomia, Modelo de gestão em enfermagem: potencialidades e limites de gestão em enfermagem, Modelo de gestão em enfermagem: liderança, o modelo participativo e não participativo e, a da Supervisão sobre os sistemas de enfermagem- englobando aqui o reconhecimento/punições/processo de desligamento e reuniões pretende-se olhar para estes tema a partir da ótica teórica de Henry Mintzberg.
Referências: Básica BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde 2007. Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde – Pólos de Educação Permanente em Saúde. Brasília: MS, 2007. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 198/GM/MS. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor. Brasília: MS, 2004. p.14. CECÍLIO, L.C.O. É possível trabalhar o conflito como matéria-prima da gestão em saúde? Cad. Saúde Pública, v. 21, n. 2, 508-516, 2005. KURCGANT, Paulina et.al.Gerenciamento em enfermagem. São Paulo: Guanabara Koogan, 2011. MARQUIS, B. L.; HUSTON, C. J. Administração e liderança em enfermagem: teoria e aplicação. 4 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005. MATOS, E.; PIRES, D. Teorias administrativas e organização do trabalho: de Taylor aos dias atuais, influências no setor saúde na enfermagem. Texto Contexto Enferm., v. 15, n. 3, p. 508-514, 2006. PATERSON, K.; HENDERSON, A.; BURMEISTER, E. The impact of a leadership development programme on nurses’ self-perceived leadership capability. J Nurs Manag v.23, n.8, p.86-93, 2015. VENDEMIATTI, M., SIQUEIRA, E.S.; FILARDI, F., BINOTTO, B., SIMIONI, F. Conflito na gestão hospitalar: o papel da liderança. Ciênc saúde coletiva, v.15, n.1, p.1301-14, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v15s1/039.pdf THOFEHRN, Maira Buss. Enfermagem: manual de gerenciamento. Porto Alegre: Moriá, 2016. Complementar 1. www.scielo.br 2. Portal de Periódicos da Capes 3. BIREME 4. www.saude.gov.br
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGENF0096 ) ATIVO 20/08/2020

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