Universidade Federal da Bahia Salvador, 10 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE (PPGENF) (12.01.26.06)
Código: PGENF000000035
Nome: PRODUÇÃO CIENTÍFICA QUALITATIVA EM SAÚDE DA MULHER
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 34 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 34 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGENF0094 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Estuda técnicas de análise de material empírico na pesquisa qualitativa. Elabora textos científicos no âmbito da saúde da mulher a partir de materiais empíricos e de resultados de pesquisa na forma de artigos e livros.
Referências: REFERÊNCIAS BÁSICAS BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70. Lisboa, Portugal, 2009. Denise. Jodelet . As representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ. 2001. Fiorin JL. Linguagem e ideologia. 8ª. ed. São Paulo: Ática, 2004. FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise de Discurso. 15. ed., 3ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2016, 126 p. FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2009. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008. Moscovici, S. Representações sociais: investigações em Psicologia social. Petrópolis: Vozes. 2015. PINHEIRO, Roseni; MATTOS, Rubens Araújo de (Orgs.). Os sentidos da Integralidade na atenção e no cuidado à saúde. 5. ed. Rio de Janeiro: CEPESC – IMS, UERJ, ABRASCO, 2009. SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Educação e Realidade, 20(2), Porto Alegre, jul./dez. 1995: 71-99. REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES AFONSO, Lúcia. (org). Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. Belo Horizonte: Edições do Campo Social, 2002. SPINK, Mary Jane; MENEGON, Vera Mincoff and MEDRADO, Benedito. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicol. Soc. [online]. 2014, vol.26, n.1, pp.32-43 ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2015. 100p. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento - Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo:Hucitec, 2010. 269 p. PINHEIRO, Roseni; MATTOS, Rubens Araújo de (Orgs.). Construção da Integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. 5. ed. Rio de Janeiro: CEPESC – IMS, UERJ, ABRASCO, 2010. GAIO, Roberta Cortez. (Org.). Metodologia de pesquisa e produção de conhecimento. 1ª. ed. Petrópolis -RJ: Editora Vozes, 2008. v. 1. 221 p.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGENF0094 ) ATIVO 20/08/2020

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