Ementa/Descrição: |
A disciplina aborda 3 problemas da epistemologia contemporânea: desacordos epistêmicos, enativismo e vícios intelectuais.
Casos de desacordos entre pares epistêmicos envolvem o fato de que os interlocutores parte do pressuposto de que suas crenças de partida estão corretas, mas são obrigados a reconhecer que seu interlocutor também dispõe de razões para sustentar crenças opostas. A Epistemologia do Desacordo compreende que os pares em desacordo dispõem das mesmas provas ou evidências e razões e, por isso, boa parte do debate é sobre a possibilidade de um desacordo legítimo. Para o ceticismo antigo, ao contrário, pares dispõem de diferentes provas e razões: se uma pessoa sustenta a crença que p e não a crença que ¬p, ela deve haver alguma razão para isso. Antes do confronto dialético possivelmente a pessoa tenha apenas uma inclinação a acreditar ou não acreditar. Mas em face de um desacordo, a pessoa deve justificar sua opinião diante do seu interlocutor.
O enativismo é uma vertente das ciências cognitivas segundo o qual agentes cognitivos acessam o mundo através de atividades exploratórias do seu ambiente imediato: a cognição ocorre no estabelecimento e refinamento de habilidades sensório-motoras, e.g., habilidades que correlacionam padrões de movimento com estados perceptuais. Essa visão de cognição rejeita que o acesso cognitivo ao ambiente possa apenas ser explicado por representações mentais, e com isso abre espaço para uma concepção de mente como corporificada e situada.
Já os vícios intelectuais são modos de pensar, atitudes e traços de caráter que sistematicamente bloqueiam a obtenção, manutenção e distribuição do conhecimento. Além desta propriedade obstrucionista, possuem a propriedade de serem dignos de culpabilidade epistêmica ou de crítica. O vocabulário de vícios intelectuais tem sido o centro da discussão epistêmica sobre temas como fake news, poluição do ambiente informacional epistêmico e compartilhamento de conteúdos epistemicamente tóxicos. |
Referências: |
Primeira Unidade Temática
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Segunda Unidade Temática
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Terceira Unidade Temática
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