Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE (PPGENF) (12.01.26.06) |
Código: |
PGENF000000026 |
Nome: |
TÓPICOS AVANÇADOS EM SAÚDE MENTAL NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO |
Carga Horária Teórica: |
34 h. |
Carga Horária Prática: |
34 h. |
Carga Horária Total: |
68 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( PPGENF0088 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Sim |
Quantidade Máxima de Matrículas: |
1 |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Módulo: |
0 |
Ementa/Descrição: |
Este componente visa compilar teoria e prática (intervenções em nível científico e social) sobre a temática da saúde mental no meio acadêmico: Análise mais aprofundada e direcionada do panorama da saúde mental na pós-graduação, com ênfase nos adoecimentos mais frequentes nos pós-graduandos. Estratégias adotadas por Instituições de ensino para lidar com essas questões no ambiente acadêmico. Inciativas de sucesso com esse manejo no meio acadêmico. Contribuições da psicologia como ciência para a reflexão sobre a temática e elaboração de estratégias mais funcionais de enfrentamento do problema em questão. Discussão sobre estratégias de enfrentamento e ressignificação das diferentes situações durante o processo de formação. Sugestões para busca de novos caminhos adequados à realidade de cada programa. Atividades de prática em grupo voltadas para atenção plena, auto-monitoração de emoções/sentimentos, pensamentos e comportamentos. Adoção de pensamentos e comportamentos alternativos embasados na auto-monitoração citada. Realização de seminários tendo como público alvo a comunidade acadêmica e a comunidade em geral. Elaboração de um livro como compilado de revisões da literatura e relatos de experiência durante o componente. |
Referências: |
|
|
|