Universidade Federal da Bahia Salvador, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E EVOLUÇÃO (PPGBIOEVO) (12.01.13.11)
Código: PPGBIOEVO0000000027
Nome: ESTÁGIO DOCENTE ORIENTADO II
Carga Horária Teórica: 34 h.
Carga Horária Prática: 34 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 68 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGBIOEVO000000006 ) OU ( PPGBIOEVO0167 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Atividade curricular visando o aprendizado da prática docente, abordando questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. Realização de atividades de ensino supervisionadas em disciplinas de graduação e/ou outras atividades de ensino de graduação com conteúdo compatível com sua área de pesquisa no curso de pós-graduação ao qual está vinculado.
Referências: BÁSICA Abreu, M.C. & Masetto, M.T. 1996. O professor universitário em aula: práticas e princípios teóricos. 13ª ed. São Paulo: Ed. Associados. Bordenave, J.D. & Pereira, A.M. 1998. Estratégias de ensino-aprendizagem. 15ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes. Cunha, M.I. da. 1992. O bom professor e sua prática. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus. Freire, P. Pedagogia de Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Gil, A.C. 2005. Metodologia do Ensino Superior. 4ª ed. São Paulo, Atlas. Godoy, A.S. 1988. Didática para o Ensino Superior. São Paulo: Iglu. Lowman, J. 2004. Dominando as técnicas de ensino. Editora Atlas Moreira, D.A. (org). 1997. Didática do ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira. Perrenoud, P. 2000. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Trad. de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: ARTMED. Saldanha, L.E. (org.) 1994. Planejamento e organização do ensino: um manual programado para o treinamento do professor universitário. 8ª ed. Porto Alegre: Globo; Brasília, Instituto Nacional do Livro. Sant'Anna, F.M. 1979. Microensino e habilidades técnicas do professor. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil. Vasconcelos, M.L. 1996. A Formação do Professor de Terceiro Grau. Pioneira. Zabala, A. 1998. A prática educativa: como ensinar. Trad. de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ARTMED. COMPLEMENTAR Alters, B.J. & Nelson, C.E. 2002. Perspective: Teaching evolution in higher education. Evolution, 56(10): 1891-1901. Bizzo, N.M.V. 1994. From down house landlord to Brazilian high school students – what has happened to evolutionary knowledge on the way? Journal of Research in Science Teaching, 31:537-556. Hull, D.L. 1988. Science as a process: an evolutionary account of the social and conceptual development of science. University of Chicago Press, Chicago. Santos, C.M.D. & Calor, A.R. 2008. Using the logical basis of phylogenetics as the framework for teaching biology. Papéis Avulsos de Zoologia, 48: 199-211 Thomas, J. 2000. Learning about genes and evolution through formal and informal education. Studies in Science Education, 35: 59-92. Tidon, R. & Lewontin, R.C. 2004. Teaching evolutionary biology. Genetics and Molecular Biology, 27: 124-131. Vicens Q, Bourne PE (2009) Ten Simple Rules to Combine Teaching and Research. PLoS Comput. Biol., 5(4): 1-2.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGBIOEVO000000006 ) ATIVO 18/11/2019
( PPGBIOEVO000000006 ) ATIVO 03/08/2020
( PPGBIOEVO000000006 ) OU ( PPGBIOEVO0167 ) ATIVO 17/12/2020
( PPGBIOEVO000000006 ) INATIVO 18/11/2019 18/11/2019

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