Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC) (12.01.12.02) |
Código: |
PPGSC000000004 |
Nome: |
TESC - A TEORIA DA ETNOMETODOLOGIA E A PESQUISA EM SAÚDE E EDUCAÇÃO |
Carga Horária Teórica: |
34 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
34 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( PPGSC0676 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Sim |
Quantidade Máxima de Matrículas: |
1 |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Módulo: |
0 |
Ementa/Descrição: |
Gênese e desenvolvimento da etnometodologia como teoria social; Sociologia leiga e sociologia profissional; Principais conceitos: prática, realização, indexicalidade, reflexividade, accountability, membro, sistemas de categorização de membros; O método documental de interpretação; Análise de conversação; A etnometodologia e suas metodologias; Os campos de pesquisa da etnometodologia: saúde, práticas médicas, educação, delinquência juvenil; justiça; trabalho de laboratório. Assume-se o objetivo de identificar e compreender a base teórico e metodológica da etnometodologia e utilizar esse referencial na realização de pesquisas empíricas e analise no campo da saúde e da educação. |
Referências: |
COULON, A. Etnometodologia e Educação. São Paulo: Cortez, 2017. (Capítulos: 1, 4 e 6)
COULON, A. A Condição do estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA, 2008. (Capítulos: Introdução e 3)
GARFINKEL, H. Estudos de Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 2018. (Capitulo 1)
SCHUTZ, A. Sobre fenomenologia e relações sociais. Petrópolis: Vozes, 2012. |
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