Universidade Federal da Bahia Salvador, 07 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (NPGA) (12.01.58.12)
Código: NPGA000000002
Nome: CULTURA, ARTE E EMPREENDEDORISMO
Carga Horária Teórica: 34 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 34 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( NPGA0118 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Cultura e arte como atividades organizadas que dinamizam a economia criativa. Empreendedorismo cultural e artístico como força organizadora, inovadora e propulsora das economias criativas. Teorias e princípios do empreendedorismo como atividade cultural, artística, estética, subversiva, emancipatória e socialmente transformadora. Debates sobre a relação entre lógicas paradoxais: arte-gestão, criatividade-organização. Práticas, paradoxos e processos de gestão e organização de empreendimentos culturais e artísticos. Criatividade, reputação, risco e incerteza como pilares conceituais da organização de empreendimentos culturais e artísticos.
Referências: BECKER, H. S. Art Worlds. Berkeley: University of California Press, 1982. BUREAU, S.; ZANDER, I. Entrepreneurship as an art of subversion. Scandinavian Journal of Management, v. 30, p. 124-133, 2014. CALAS, M. B.; SMIRCICH, L.; BOURNE, K. A. Extending the boundaries: reframing "entrepreneurship as social change" through feminist perspectives. Academy of Management Review, v. 34, n. 3, p. 552-569, 2009. CAVES, R. E. Creative industries: contracts between art and commerce. Cambridge: Harvard University Press, 2000. DAVEL, E.; CORÁ, M. A. J. Empreendedorismo cultural: cultura como recurso retórico, processo de criação e de consumo simbólico. Políticas Culturais em Revista, v. 9, n. 1, p. 363-397, 2016. DEWEY, J. Art as experience. New York: Perigee Books, 1934. GREFFE, X. Arte e mercado. São Paulo: Iluminuras, Itaú Cultural, 2013. HARTLEY, J.; WEN, W.; LI, H. S. Creative Economy and Culture: Challenges, Changes and Futures for the Creative Industries. Los Angeles: Sage Publications, 2015. HEILBRUN, J.; GRAY, C. M. The Economics of Art and Culture. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. HJORTH, D. Public entrepreneurship: desiring social change, creating sociality. Entrepreneurship & Regional Development, v. 25, n. 1-2, p. 34-51, 2013. JONES, C.; LORENZEN, M.; SAPSED, J., Eds. The Oxford Handbook of Creative Industries. Oxford: Oxford University Pressed. 2015. KHAIRE, M. Culture and Commerce: the Value of Entrepreneurship in Creative Industries. Stanford: Stanford University Press, 2017. KOIVUNEN, N.; REHN, A., Eds. Creativity and the contemporary economy. Copenhagen: Copenhagen Business School Pressed. 2009. LINDGREN, M.; PACKENDORFF, J. Entrepreneurship as boundary work: deviating from and belonging to community. In: STEYAERT, C.; HJORTH, D. (Ed.). Entrepreneurship as social change. Cheltenham: Edward Elgar, 2006. LUHMANN, N. Art as a social system. Stanford: Stanford University Press, 2000. MENGER, P.-M. The Economics of Creativity: Art and Achievement under Uncertainty. Cambridge: Harvard University Press, 2014. RENTSCHLER, R. Arts Governance: People, passion and performance. London: Routledge, 2015. RINDOVA, V.; BARRY, D.; KETCHEN, J. D. J. Entrepreneuring as emancipation. Academy of Management Review, v. 34, n. 3, p. 477-491, 2009. RIVETTI, F.; MIGLIACCIO, M. Arts and Entrepreneurship: Disentangling the Literature. In: BRITO, S. M. (Ed.). Entrepreneurship: Trends and Challenges. London: IntechOpen, 2018. SCHERDIN, M.; ZANDER, I., Eds. Art entrepreneurship. Cheltenham: Edward Elgar Publishinged. 2011. SPINOSA, C.; FLORES, F.; DREYFUS, H. L. Disclosing new worlds: entrepreneurship, democratic action, and the cultivation of solidarity. Cambridge: MIT Press, 1997.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( NPGA0118 ) ATIVO 10/06/2022

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