Universidade Federal da Bahia Salvador, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) (12.01.51.35)
Código: PPGPS000000002
Nome: MÉTODOS DE PESQUISA E INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 68 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 68 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGPS0033 )
Excluir da Avaliação Institucional: Sim
Matriculável On-Line: Não
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 15
Ementa/Descrição: Introdução à pesquisa qualitativa e quantitativa. A pesquisa como instrumento de intervenção sobre a realidade: conceitos e estratégias metodológicas. Análise da situação de saúde, territorialização de problemas, necessidades e demandas. Avaliação de políticas, programas e serviços de saúde.
Referências: DONABEDIAN, A. The Quality of Health: How can it be assured? Journal of the American Medical Association, v. 260, n.12, p.1743-1748, 1988. FERIGATO, S. H.; CARVALHO, S. R.. Pesquisa qualitativa, cartografia e saúde: conexões. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 15, n. 38, p. 663-676, 2011. HARTZ, Z.M.A., VIEIRA DA SILVA L.M., (Orgs.). Avaliação em saúde: Dos modelos teóricos à prática na avaliação de Programas e Sistemas de saúde. Rio de Janeiro, Salvador: Editora Fiocruz, EDUFBA; 2005. LIMA, D.M.A.; BOMFIM, Z.A.C. Mapeamento psicossocial participativo: Metodologia de facilitação Comunitária. Psicol. Argum., Curitiba, v. 30, n. 71, p. 679-689, 2012. L'ABBATE, S. A análise institucional e a saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 265-274, 2003 . ONOCKO, R.C., FURTADO, J.F. (Orgs.). Desafios da avaliação de programas e serviços em saúde. Campinas: Editora Unicamp; 2011. p. 19-39. TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. ROCHA, M. L.; AGUIAR, Katia Faria de. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 23, n. 4, p. 64-73, 2003. SANDOVAL SCHMIDT, M. L. Pesquisa participante e formação ética do pesquisador na área da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 391-398, 2008. SZYMANSK, H.I; CURY, V. E. A pesquisa intervenção em psicologia da educação e clínica: pesquisa e prática psicológica. Estudos de Psicologia, v. 9, n. 2, p. 355-364, 2004.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGPS0033 ) ATIVO 10/06/2022

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