Ementa/Descrição: |
Análise do panorama da saúde mental na pós-graduação, com ênfase em definições básicas da
temática e dados epidemiológicos. Discussão sobre o sofrimento e o adoecimento psíquico durante
o processo de formação na pós-graduação. Avaliação sobre os determinantes desse processo de
sofrimento e/ou adoecimento psíquico e sua interface com diversidades/desigualdades. Reflexão a
respeito da contribuição de discentes, docentes e demandas da pós-graduação nesse processo de
adoecimento. Contribuição da psicologia como ciência para a reflexão sobre a temática e
elaboração de estratégias mais funcionais de enfrentamento do problema em questão. Discussão
sobre estratégias de enfrentamento e ressignificação das diferentes situações durante o processo
de formação. Reflexão acerca da importância de promoção da saúde mental na pós-graduação,
das evidências de caminhos bem-sucedidos e da possibilidade de busca de novos caminhos
adequados à realidade de cada programa. Atividades voltadas para identificação dos
determinantes de sofrimento e/ou adoecimento e de reestruturação cognitiva, em processo grupal,
para favorecer implementação de estratégias voltadas para promoção da saúde mental e para o
enfrentamento da problemática estudada.
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