Universidade Federal da Bahia Salvador, 07 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS) (12.01.67.05)
Código: PPGSS000000001
Nome: QUESTÕES DE TEORIA E MÉTODO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Carga Horária Teórica: 68 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 68 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGSS0028 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Panorama das principais concepções presentes na história do debate sobre questões de teoria e método nas ciências sociais: os metadiscursos e discursos científicos. A construção de conhecimentos nas ciências sociais: questões de epistemologia e metodologia na contemporaneidade. A pesquisa e produção do conhecimento no Serviço Social brasileiro: a pluralidade das referências teórico-metodológicas e discursos sobre a profissão.
Referências: ABBGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da 1ª edição brasileira coordenada e revista por Alfredo Bosi; revisão de tradução e tradução de novos textos Ivone Castilho Benedetti – 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. ABREU, Marina. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. São Paulo: Cortez, 2002. ANDERY, Maria Amália et al. Para compreender a ciência. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. 4ª. ed. rev. São Paulo: Moderna, 2009. BACHELARD, Gaston. A formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: contraponto, 1996. BECK, U. La sociedad del riesgo: hacia una nueva modernidad. Barcelona: Paidós, 1998.
 BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude e PASSERON, Jean-Claude. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 3a ed. Petrópolis, Rio de j: Vozes, 1999. ______. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.
 CHALMERS. A. F. O que é ciência, afinal?. Tradução de Raul Fiker. 1a ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 14a ed. São Paulo: Editora Ática S.A. 2010. CRECO, J. e SOSA, E. (Org.). Compêndio de Epistemologia. Tradução de Alessandra Siedschlag Fernandes e Rogério Bettoni. São Paulo: Edições Loyola. 2008. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia?. Tradução de Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muñoz. – Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. 288p. (Coleção TRANS). DESCARTES, René. Discurso do Método. Tradução de Maria Ermantina Galvão e revisão de tradução de Mônica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2001. FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1997. ______. O Serviço Social no cotidiano: fios e desafios. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 120, p. 706-722, out./dez. 2014 FAITANIN, Paulo, Tomás, o Tomismo & os Tomistas. Aquinate, n°. 10, (2009), 2-15. Acesso: http://www.aquinate.net/revista/edicao_atual/Artigos/10/Artigo%201-Faitanin.pdf FEYERABEND, P. Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. FOUCAULT, M., As Palavras e as Coisas, uma arqueologia das Ciências Humanas, Martins Fontes, 1981, São Paulo. GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1995. HABERMAS, J. Lógica das ciências sociais. Madrid: Ed. Técnos. 1998. HEMPEL, C G. Filosofia da Ciência Natural, 3a. ed., Rio de Janeiro, Zahar, 1981. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Ed. Perspectiva,1989. LADSON-BILLINGS, G. Discursos racializados e epistemologias étnicas. In: DENZIN, L. et al. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 259-279. MARCUSE, Hebert. Razão e revolução: Hegel e o advento da teoria social. Tradução de Marília Barroso – 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998. IAMAMOTO, Marilda Villela. A produção teórica brasileira sobre os fundamentos do trabalho do assistente social. In: Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. P. 209-333. LYOTARD, F. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000. MARTINELLI, Maria Lúcia. Identidade e Alienação no Serviço Social. 2ª ed. Revista. São Paulo: Cortez, 1991. MERLEAU-PONTY, M. Elogio da Filosofia. Tradução de Antônio Braz Teixeira. 5ª ed. Lisboa: Guimarães Editores, 1998. MERTON, R. K. Sociologia: Teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou, 1968.
 MONTAÑO, C. A natureza do Serviço Social: um ensaio sobre sua gênese, a “especificidade” e sua reprodução. São Paulo: Cortez, 2007.
 MORA, J. Ferrater. Dicionário de Filosofia. Tomos I (A-D), II (E-J), III (K-P) e IV (Q-Z). Tradução de Maria Stela Gonçalves, Adail U. Sobral, Marcos Bagno e Nicolás Nyimi Campanário. Revisão Renato da Rocha Carlos. São Paulo: Loyola, 2001. NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea. Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 1. Crise Contemporânea, Questão Social e Serviço Social. Brasília: UnB, CEAD, CFESS, ABEPSS, p. 91-111, 1999. _______. Os fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade. Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 4. O trabalho do assistente social e as políticas sociais. Brasília: UnB, CEAD, CFESS, ABEPSS, 2000. NETTO, José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2001. ______. Introdução ao método na teoria social. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. p. 692-696. PRADEAU, Jean-François. História da Filosofia. Tradução de James Bastos e Noéli Correia de Melo Sobrinho. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2011. POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1985. REZENDE, Antonio (Org.). Curso de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. SANTOS, Boaventura de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro:Graal, 1989. SANTOS, Josiane Soares. Neoconservadorismo Pós-Moderno e Serviço Social Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, José Fernando, S. Serviço Social e tendências teóricas atuais. R. Katalysis, Florianopolis, v. 20, n. 1, p. 67-76, jan./abr. 2017 RUSSELL, Bertrand. Os problemas da Filosofia. Tradução de Antônio Sérgio. Coimbra, Portugal: Livraria Almedina, 2001. WEBER, M. A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais. In: COHN, G., WEBER – Sociologia. São Paulo: Ática, p. 79-127, 1986. (Coleção Grandes Cientistas Sociais 13). YAZBEK, Maria Carmelita. Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social in Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABPESS, 2009, p. 143-164.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGSS0028 ) ATIVO 10/06/2022

SIGAA | STI/SUPAC | - | Copyright © 2006-2024 - UFBA - saomiguel.intranet.ufba.br v4.11.3_2-20240712