Universidade Federal da Bahia Salvador, 11 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PROFLETRAS) (12.01.18.19)
Código: PROFLETRAS000000010
Nome: ENSINO DA ESCRITA, DIDATIZAÇÃO E AVALIAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Análise dos documentos oficiais orientadores da produção textual e sua adequação à sala de aula. Elaboração de descritores de avaliação de textos de alunos. Prática de análise linguística e reescritura de textos. Protocolos para docência. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
Referências: ARAÚJO, Júlio César; DIEB, Messias (Org.). Letramentos na web: gêneros, interação e ensino. Fortaleza: UFC, 2009. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 279-289. BATISTA, Antônio Augusto G. Aula de português: Discurso e saberes escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1997. BATISTA, Antônio Augusto Gomes; VAL, Maria da Graça Costa (Org.). Livros de alfabetização e de português: Os professores e suas escolhas. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2004. BAZERMAN, Charles. Escrita, gênero e interação social. Tradução e organização Ângela Paiva Dionísio e Judith ChamblissHoffnagel. São Paulo: Cortez, 2007, p. 92-109. BRONCKART, Jean-Paul.Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: Educ., 1999. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Org.). Letramento digital:Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2005. DOLZ, Joaquim; DECANDIO, Fabrício; GAGNON, Roxane. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. São Paulo: Mercado de Letras, 2010. GARCEZ, Lucília. A escrita e o outro. Brasília: Editora da UNB, 1998. GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. GONÇALVES, Adair Vieira; BAZARIM, Milene (org.). Interação, gêneros e letramento – A(re)escrita em foco. São Carlos, SP, Claraluz, 2009. KARWOSKI, A. M., GAYDECZKA, B. & BRITO, K. S. Gêneros Textuais: Reflexões e Ensino. Paraná: Kaygangue, 2005. KATO, Mary. No mundo da escrita. São Paulo: Ática, 1985. KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002, p.149-157. MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008, p.26-46. NASCIMENTO, Elvira Lopes (Org.) Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos, Claraluz, 2009. OLSON, David. O mundo no papel. São Paulo: Ática,1997, p.274-298. PEREIRA, Regina Celi M. (Org.) Nas trilhas do ISD: práticas de ensino-aprendizagem da escrita. São Paulo: Pontes, 2012. ROCHA, Gladys; VAL, Maria da Graça Costa (Org.). Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. RUIZ, Eliana M. Como se corrige redação na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008. SCHNEUWLY, Bernard & DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

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