Referências: |
ARAÚJO, Júlio César; DIEB, Messias (Org.). Letramentos na web: gêneros, interação e
ensino. Fortaleza: UFC, 2009.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 279-289.
BATISTA, Antônio Augusto G. Aula de português: Discurso e saberes escolares. São
Paulo: Martins Fontes, 1997.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes; VAL, Maria da Graça Costa (Org.). Livros de
alfabetização e de português: Os professores e suas escolhas. Belo Horizonte: Ceale:
Autêntica, 2004.
BAZERMAN, Charles. Escrita, gênero e interação social. Tradução e organização Ângela
Paiva Dionísio e Judith ChamblissHoffnagel. São Paulo: Cortez, 2007, p. 92-109.
BRONCKART, Jean-Paul.Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: Educ.,
1999.
COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Org.). Letramento digital:Aspectos sociais
e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2005.
DOLZ, Joaquim; DECANDIO, Fabrício; GAGNON, Roxane. Produção escrita e
dificuldades de aprendizagem. São Paulo: Mercado de Letras, 2010.
GARCEZ, Lucília. A escrita e o outro. Brasília: Editora da UNB, 1998.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
GONÇALVES, Adair Vieira; BAZARIM, Milene (org.). Interação, gêneros e letramento
A(re)escrita em foco. São Carlos, SP, Claraluz, 2009.
KARWOSKI, A. M., GAYDECZKA, B. & BRITO, K. S. Gêneros Textuais: Reflexões e Ensino.
Paraná: Kaygangue, 2005.
KATO, Mary. No mundo da escrita. São Paulo: Ática, 1985.
KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002,
p.149-157.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo:
Cortez, 2001.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São
Paulo: Parábola, 2008, p.26-46.
NASCIMENTO, Elvira Lopes (Org.) Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos
de ensino. São Carlos, Claraluz, 2009.
OLSON, David. O mundo no papel. São Paulo: Ática,1997, p.274-298.
PEREIRA, Regina Celi M. (Org.) Nas trilhas do ISD: práticas de ensino-aprendizagem da
escrita. São Paulo: Pontes, 2012.
ROCHA, Gladys; VAL, Maria da Graça Costa (Org.). Reflexões sobre práticas escolares
de produção de texto: o sujeito autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
RUIZ, Eliana M. Como se corrige redação na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras,
2008.
SCHNEUWLY, Bernard & DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas,
SP: Mercado de Letras, 2004. |