Universidade Federal da Bahia Salvador, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PROFLETRAS) (12.01.18.19)
Código: PROFLETRAS000000005
Nome: TEXTO E ENSINO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo: 0
Ementa/Descrição: Estudo da organização do texto e sua relação com as condições de produção. Plurissemiose e hipertexto na textualização e produção de sentidos. Avaliação do papel do texto nas aulas de Língua Portuguesa. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
Referências: ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011. ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010. ______. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. BENTES, A.C.; LEITE, M. Q. (Org.). Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010. CAVALCANTE, Mônica. Os sentidos do texto. São Paulo, Contexto, 2012. DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola / Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: São Paulo: Mercado de Letras, 2004. ELIAS, Vanda M. (Org.) Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita, leitura. São Paulo: Contexto, 2011. FIDALGO, Sueli e LIBERALI, Fernanda (Org.). Ação Cidadã: por uma formação críticoinclusiva). Taboão da Serra: UNIER.2011. GUIMARÃES, Elisa. Texto, discurso e ensino. São Paulo, Contexto, 2010. KOCH, I. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004. ______. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002, p.149-157. ______ . A inter-ação pela linguagem. São Paulo, Contexto, 1999. ______; ELIAS. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. ______; ______. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009. LESSA, A. e LIBERALI, F. Critical literacy: a cross-curricular tool-and-result in the teaching-learning activity. Prelo Revista D.E.L.T.A. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008, p.26-46. PAULIUKONIS, M. A. L. A questão do texto: texto e contexto. In: BRANDÃO, Silvia et al. (Org.). Gramática, descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007. p.237-256. PAULIUKONIS, Ma. Aparecida L.; SANTOS, Leonor W. dos (Org.). Estratégias de leitura: texto e leitor. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. SANTOS, Leonor W.; CUBA RICHE, Rosa; TEIXEIRA, Claudia de S. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012. TRAVAGLIA. Luiz Carlos. Gramática e interação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

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