Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E EVOLUÇÃO (PPGBIOEVO) (12.01.13.11) |
Código: |
PPGBIOEVO000000039 |
Nome: |
TEBIOEVO: BASES CONCEITUAIS APLICADAS AO ENSINO MÉDIO |
Carga Horária Teórica: |
34 h. |
Carga Horária Prática: |
34 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
68 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( PPGBIOEVO0179 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Sim |
Quantidade Máxima de Matrículas: |
1 |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Módulo: |
0 |
Ementa/Descrição: |
Definição das bases conceituais aplicadas ao ensino médio, envolvendo micro e macroevolução, conceitos e métodos de filogenia e biogeografia, bem como biologia evolutiva do desenvolvimento.
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Referências: |
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília, 2018.
NELIO, B; EL-HANI, C.N. O arranjo curricular do ensino de evolução e as relações entre os trabalhos de Charles Darwin e Gregor Mendel. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 235-257, 2009.
RIDLEY, M. Evolução. 3a ed. Porto Alegre: Artmed. 2006.
ARAÚJO, L. A. L. Evolução Biológica: da pesquisa ao ensino. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.
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