Universidade Federal da Bahia Salvador, 01 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE, AMBIENTE E TRABALHO (PPGSAT) (12.01.21.19)
Código: MEDB74/20151
Nome: TÓPICOS ESP.EM SAÚDE,AMBIENTE E TRAB. II- SÓCIO-ANTROPOLOGIA
Carga Horária Teórica: 34 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 34 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( MEDB74/20121 ) OU ( PPGSAT0021 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 30
Quantidade de Avaliações: 1
Módulo:
Ementa/Descrição: A disciplina tem por objetivo discutir temas teóricos e metodológicos referentes ás relações entre tecnologia ,sociedade e cultura e consequências para a saúde,trabalho e ambiente,com ênfase nas crises relacionadas ás transformações no mundo do trabalho da atualidade.As abordagens serão concentradas em cada ano em temáticas avançadas de interesse na esfera das relações entre saúde,ambiente e trabalho.uma delas se concentrará no estudo das perspectivas de análises voltadas para a compoeensão transformação do trabalho doponto de vista da atividade na esfera da ergologia e da clinica da atividade.Outra abordagem se concenrará no estudo sobre o desenvolvimento da técnica/tecnologia e relações com os processos de trabalho,saúde e ambiente.Sobre a análise da atividade em Ergologia e Psicologia do Trabalho,o objetivo será de fornecer recursos para o manejo de ferramentas teórico -metodológicas que convocam a subjetividade/experiência dos trabalhadores como protagonistas do processo de análise-intervenção de sua atividade,incluindo o que ela inplica em termos de movimento,saúde e de afirmação na vida.Nessa perspectiva,propõe-se um conteúdo programático que discutirá aspectos epistemológicos para o desenvolvimento de uma clinica do trabalho ,conhecimento de referências como Ergologia e a Clinica da atividade,destacando seu potencial para acesso á complexidade da categoria trabalho e consequente aproximação ás dimensões subjetivas das situações laborais,a importância da dimensão coletiva do trabalho sobre sua função psicológica, o trabalho como um processo permanente de renormatização e micro gestão de uma dramática que incui diferentes usos de si,apropriação de metodologias de análise-intervenção com foco na relação entre atividade,saúde e subjetividade dentre outras temáticas.Sobre a Sócio- antropologia da técnica propõe-se discutir conceitos da técnica,tecnologia,trabalho,ambiente e relações com processo de saúde,estudo das principais escolas sociológicas sobre relações entre desenvolvimento técnico e sociedade,com referências ás escolas do determinismo tecnológico versus determinação social,relações entre técnicas biológicas e técnicas culturais,a emergência da técnica no processo de hominização,a teoria da evolução e as relações genotípicas e fenotípicas entre as técnicas e o corpo humano,discussão sobre aspectos gerais do desenvolvimento técnico nas sociedades,a evolução de modelos de organização do trabalho,a relação com desenvolvimento das técnicas e inpactos na saúde,estudo da revolução industrial e revoluções técnicas /tecnológicas no âmbito do fordismo/taylorismo/crise do fordismo(com ênfase no Brasil),a crise do trabalho,o desemprego tecnológico e consequências para saúde dos trabalhadores,a biologia molecular e a reconstrução genotípica de seres vivos segundo interesses econômicos e culturais e possiveis impactos para a saúde e ambiente,a emergência do controle genético de trabalhadores diante dos riscos ambientais.A bibliografia básica será distribuida com antecedência,para que os alunos façam leituras prévias sobre otema,para então participar da discussão de textos e dos seminários.A avaliação será feita com base na compreensão da leitura dos textos,participação em sala de aula e frequência aos seminários.
Referências:
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( MEDB74/20121 ) ATIVO 01/01/2015
( MEDB74/20121 ) ATIVO 03/08/2020
( MEDB74/20121 ) ATIVO 17/12/2020
( MEDB74/20121 ) ATIVO 15/06/2021
( MEDB74/20121 ) OU ( PPGSAT0021 ) ATIVO 10/06/2022

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